MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

defendidos no período de 2017 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62479

Palavras-chave:

Currículo, Licenciatura em Matemática, Mapeamento

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um mapeamento de pesquisas brasileiras dedicadas ao tema Currículo de Licenciatura em Matemática produzidas e defendidas nas áreas de Educação e Ensino em nível de Mestrado e Doutorado nos últimos cinco anos (2017-2021), e presentes no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo desse mapeamento é compreender como o tema Currículo de Licenciatura em Matemática está sendo tratado por estudiosos da área de Educação Matemática. Na realização do mapeamento foi seguida uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, na tentativa de expandir o levantamento realizado por Libório (2019) da mesma temática e que teve como lapso temporal o período de 1989 a 2016. O corpus de dados é constituído de 15 pesquisas e o processo de análise de dados foi subsidiado pela Análise de Conteúdo de Bardin, os resultados do mapeamento apresentam estudos dedicados a implementação de documentos oficiais e organização curricular; a determinado componente curricular; e, ao currículo dos cursos de formação inicial de professores de Matemática em uma perspectiva histórica, a partir de narrativas.

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Biografia do Autor

Soria Pereira Lima Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil.

Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul e Docente de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil.

Doutor em Educação Matemática e professor da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, São Paulo-SP.

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Publicado

25-01-2023

Como Citar

SOARES, S. P. L.; PALANCH, W. B. de L. MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: defendidos no período de 2017 a 2021. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–13, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.62479. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62479. Acesso em: 19 dez. 2024.