MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE COMO PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA MODELAM O CURRÍCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.43980

Palavras-chave:

Currículo Moldado, Educação Matemática, Professores, Estado da Arte

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é analisar a produção acadêmica expressa nas teses e dissertações sobre Currículo na Matemática produzidas no período de 1987 a 2012, de forma a compreender a configuração desta temática no campo da Educação Matemática brasileira e o que se tem produzido sobre o currículo moldado pelos professores. Metodologicamente, assume-se a pesquisa como sendo do tipo estado da arte com a utilização da Análise Textual Discursiva para a construção dos metatextos que emergiram das leituras dos trabalhos analisados e como uma investigação dentro da abordagem qualitativa de caráter interpretativo. Os resultados apontam que existe uma preocupação nas produções analisadas em aproximar a prática social da Matemática, que está prescrita nos documentos oficiais, com as demandas do cotidiano vivenciado pelos estudantes, a fim de significar o conteúdo a ser ensinado na sala de aula ou em espaços não escolares, mas que despertam a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil.

Doutor em Educação de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor Assistente I da Universidade Cruzeiro do Sul.

Tiago Cardoso Silveira, Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil.

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Referências

ALVES, D. S. Simetria axial: uma sequência didática para alunos da 6ª série com o uso de software de geometria dinâmica. Dissertação de Mestrado em Educação. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. (2005).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF. 1998.

BEYER, L. Direções do currículo: as realidades e as possibilidades dos conflitos políticos, morais e sociais. Currículo sem Fronteiras, 4(1), 72-100. 2004.

BORGES, P. A. P. Uma experiência de produção de currículos de Matemática junto a professores de 1º grau e universidade. Dissertação de Mestrado em Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. 1988.

CAPELO, M. R. Diversidade sociocultural na escola e a dialética da exclusão/inclusão. In N. M. Gusmão (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta. 2003. p. 107-134

CHARTIER, R. Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade. 2009.

DOLL JR.; WILLIAM E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, 23(79), 257-272. 2002.

FORQUIN, J. C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, 5, 28-49. 1992.

FREITAS, A. V.; PALANCH, W. B. DE L. Estado da Arte Como Metodologia de Trabalho Científico na Área de Educação Matemática: Possibilidades e Limitações. Perspectivas da Educação Matemática, 8(18), 784-802. 2015.

LOBO, J. DA S. O ensino de Geometria das 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental nas escolas estaduais da 27ª Coordenadoria Regional de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Canoas: Universidade Luterana do Brasil. 2004.

MACEDO, E.; LOPES, A. C. Pensamento e política curricular: entrevista com William Pinar. In E. Macedo. & A. C. Lopes (Org.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez. 2006. p. 13-37

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(2), 191-210. 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, 12(1), 117-128. 2006.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. DO C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí. 2011.

ORTIGÃO, M. I. R. Currículo de Matemática e desigualdades educacionais. Tese de Doutorado em Educação. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2005.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora. 2001.

PACHECO, J. A. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez. 2005.

PALANCH, W. B. L. Mapeamento de Pesquisas sobre Currículos de Matemática na Educação Básica Brasileira (1987 a 2012). Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2016.

PILLÃO, D. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte. 2009. Mestrado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo. 2009.

PIRES, C. M. C.; CURI, E. Avaliação de Professores do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em relação a documentos e materiais de apoio à organização curricular na área de Educação Matemática. São Paulo, (Relatório de Pesquisa). 2012.

PROCÓPIO, W. O Currículo de Matemática do Estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do GeoGebra. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2011.

REMILLARD, J. T.; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M. (EDS.). Mathematics teachers at work: Connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Routledge. 2009.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed. 2000.

STEIN, M. K.; KIM, G. The Role of Mathematics Curriculum Materials in Large-Scale Urban Reform. In: J. T. REMILLARD; B. A. HERBEL-EISENMANN; G. M. LLOYD (EDS.). Mathematics teachers at work: Connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Routledge. 2009. p. 37-55

Downloads

Publicado

09-06-2021

Como Citar

PALANCH, W. B. de L.; SILVEIRA, T. C. MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE COMO PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA MODELAM O CURRÍCULO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–14, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.43980. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/43980. Acesso em: 18 nov. 2024.