“SEM LEI NEM REI, ME VI ARREMESSADO”

por outros projetos políticos de currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66548

Palavras-chave:

Políticas de currículo, Projetos de currículo, Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, GEPPC

Resumo

Este dossiê é resultado dos esforços de pensarfazer pesquisas em meio aos constantes ataques que sofria a educação, durante o (des)governo do inominável. Por esse motivo, anuncia, enuncia e evidencia possibilidades outras de projetos curriculares que foram lançadosarremessados no X Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, realizado nos dias 05 e 06 de setembro de 2022, na cidade de João Pessoa/PB. Foi produzido coletivamente, contando com a contribuição de muitas mãos: 3 pessoas que atuaram na editoria ad hoc – vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) –  e 74 que escreveram os textos, além de mais de uma centena de pessoas que emitiram pareceres às cegas e quase uma dezena que trabalhou na editoração e na divulgação dos manuscritos. Como atitude de resistência, ansiávamos/ansiamos por políticas e projetos de currículo que se contraponham às visões conservadoras que têm se manifestado na contemporaneidade, refletidas em bases comuns que aniquilam conhecimentossaberesfazeres e tentam, a qualquer custo, unificar e homogeneizar as gentes. Por esses motivos, convidamos à leitura dos 33 textos que compõem esse dossiê, que foi planejado-escrito-avaliado-publicado-divulgado com muito respeito aos diversos conhecimentos produzidos e ao público que ainda insiste numa educação pública.

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Biografia do Autor

Adriege Matias Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutoranda em Educação pela mesma instituição.

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte  e Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Saimonton Tinôco, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Professor da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

CAVAQUINHO, Nelson. Juízo final. São Paulo: EMI Records Brasil: 1973. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lU8j7lj4RdU. Acesso em: 22 abr. 2023.

GALLEGO, Esther Solano. Apresentação. In: GALLEGO, Esther Solano (org.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

SUASSUNA, Ariano. A infância. Disponível em: https://poetisarte.com/autores/ariano-suassuna/a-infancia/. Acesso em: 22 abr. 2023.

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Arquivos adicionais

Publicado

04-05-2023

Como Citar

RODRIGUES, A. M.; DUTRA-PEREIRA, F. K.; TINÔCO, S. “SEM LEI NEM REI, ME VI ARREMESSADO”: por outros projetos políticos de currículo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–11, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.66548. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66548. Acesso em: 18 dez. 2024.

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