“SEM LEI NEM REI, ME VI ARREMESSADO”

por outros projetos políticos de currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66548

Palavras-chave:

Políticas de currículo, Projetos de currículo, Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, GEPPC

Resumo

Este dossiê é resultado dos esforços de pensarfazer pesquisas em meio aos constantes ataques que sofria a educação, durante o (des)governo do inominável. Por esse motivo, anuncia, enuncia e evidencia possibilidades outras de projetos curriculares que foram lançadosarremessados no X Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, realizado nos dias 05 e 06 de setembro de 2022, na cidade de João Pessoa/PB. Foi produzido coletivamente, contando com a contribuição de muitas mãos: 3 pessoas que atuaram na editoria ad hoc – vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) –  e 74 que escreveram os textos, além de mais de uma centena de pessoas que emitiram pareceres às cegas e quase uma dezena que trabalhou na editoração e na divulgação dos manuscritos. Como atitude de resistência, ansiávamos/ansiamos por políticas e projetos de currículo que se contraponham às visões conservadoras que têm se manifestado na contemporaneidade, refletidas em bases comuns que aniquilam conhecimentossaberesfazeres e tentam, a qualquer custo, unificar e homogeneizar as gentes. Por esses motivos, convidamos à leitura dos 33 textos que compõem esse dossiê, que foi planejado-escrito-avaliado-publicado-divulgado com muito respeito aos diversos conhecimentos produzidos e ao público que ainda insiste numa educação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriege Matias Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutoranda em Educação pela mesma instituição.

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte  e Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Saimonton Tinôco, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Professor da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

CAVAQUINHO, Nelson. Juízo final. São Paulo: EMI Records Brasil: 1973. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lU8j7lj4RdU. Acesso em: 22 abr. 2023.

GALLEGO, Esther Solano. Apresentação. In: GALLEGO, Esther Solano (org.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

SUASSUNA, Ariano. A infância. Disponível em: https://poetisarte.com/autores/ariano-suassuna/a-infancia/. Acesso em: 22 abr. 2023.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

04-05-2023

Como Citar

RODRIGUES, A. M.; DUTRA-PEREIRA, F. K.; TINÔCO, S. “SEM LEI NEM REI, ME VI ARREMESSADO”: por outros projetos políticos de currículo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–11, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.66548. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66548. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)