O QUE E A QUEM PROVA UMA PROVA?

experiências, poéticas e fabulações curriculares

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Formação de Professores/as, Prova, Currículo, Atenção

Resumo

O que está em jogo quando avaliamos e somos avaliados? Que forças e relações são maquinadas nas práticas avaliativas? Que resistências e linhas de fuga são possíveis quando tensionamos os processos avaliativos? A partir destas questões iniciais, nós, professores/as formadores/as de professores/as, atentamo-nos às questões curriculares e mobilizamos a feitura de estórias (Haraway, 2023) que, em tomo-vacúolos (Rigue, 2021), fabulam poéticas e experimentações ficcionais, as quais dialogam com um referencial das filosofias da diferença para pensar nas questões entremeadas nos atos de avaliar, sobretudo relacionados às provas. Apostamos no acompanhamento dos processos educacionais como horizonte para reativar nossa capacidade de admirar os movimentos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Professor pela mesma instituição

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Professora da Universidade Federal de Uberlândia

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor na Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

26-08-2024

Como Citar

SALES, T. A.; RIGUE, F. M.; DUTRA-PEREIRA, F. K. . . O QUE E A QUEM PROVA UMA PROVA? experiências, poéticas e fabulações curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e70212, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/70212. Acesso em: 7 dez. 2024.

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