EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63713Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação, Currículo, Diretos HumanosResumo
Este artigo tem o objetivo de contribuir com as permanentes e recentes discussões acerca da educação em direitos humanos e apresenta uma análise do Plano Estadual do Estado de São Paulo de Educação em Direitos Humanos, as questões relacionadas aos Direitos Humanos vêm ganhando destaque em diversos setores da sociedade brasileira, seja de forma declarada, seja na sua negação. Tal debate, portanto, não pode ficar de fora da educação formal, reconhecendo o espaço escolar como um local privilegiado para que se possam realizar momentos de reflexão em torno das concepções e práticas, sem esquecer que a instituição escolar e seu público, estão inseridos em um determinado contexto social, político, econômico e cultural. A política pública desenvolvida para a promoção da educação em direitos humanos para os estudantes de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, alicerçada na Pesquisa bibliográfica. Neste contexto, busca-se através da leitura de documentos sobre direitos humanos, e análise das ações públicas desenvolvidas para implementação da Educação em Direitos Humanos no Currículo Paulista.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
BITTAR, Eduardo C. B. Democracia e políticas públicas de direitos humanos: a situação atual do Brasil. Revista USP, (119), 11-28, 2018. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i119.
BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-1). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SEDH/MJ, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Parte IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.
BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-2). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SEDH/PR, 2002. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/pp/edh/pndh_2_integral.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SEDH/PR, 2010. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/pp/a_pdf/pndh3_programa_nacional_direitos_humanos_3.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
CANDAU, Vera M. Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008.
CANDAU, Vera Maria. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v.33, n. 120, p. 715-726, 2012.
HADDAD, Sérgio. O direito à educação no Brasil. In: Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação. Curitiba: DhESC Brasil, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos, o desafio da interculturalidade. Revista Direitos Humanos, n. 2, p. 10-18, 2009.
SILVA, Itamar Nunes. Tensão entre universalismo e interculturalismo na trajetória das lutas por direitos humanos no Brasil. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos. Bauru, v. 4, n. 1, p.11-32, jan/jun. 2016.
PIOVESAN, Flávia. Concepção contemporânea de Direitos Humanos. In: HADDAD, S.; GERACIANO, M. (Orgs.). A educação entre os Direitos Humanos. São Paulo: Cortez e Associados/Ação Educativa, 2006.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. São Paulo: SEESP/UNDIME-SP, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/sites/7/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf. Acesso em 19 dez. 2020.
SÃO PAULO. Currículo Paulista: Etapa Ensino Médio. 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/. Acesso dia 08 de nov. de 2021.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.
RAMOS, Aura Helena. Educação em Direitos Humanos: local da diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, p. 191-272, jan/abr, 2011.
ROSENDO, Daniela; LAPA, Fernanda Brandão. EDUCAÇÃO E(M) DIREITOS HUMANOS E BNCC: competências socioemocionais e ética ambiental. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 11, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.40385. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v3n11.40385. Acesso em: 14 set. 2022.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, sujeito e história. 1. ed. São Paulo: Olho D’Água. 2002.
SILVA, Phamella Rodrigues da. Direitos humanos e educação com ênfase na formação de professores. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.