CURRÍCULO CULTURAL E BIOLOGIA NA AMAZÔNIA

Análise crítica do Documento Curricular do Estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66056

Palavras-chave:

Currículo cultural amazônico, DCEPA-EM, . Pará, Currículo de Biologia

Resumo

No contexto das mudanças referentes a estrutura da última etapa da educação básica no país, assistimos os movimentos de reorganização dos documentos curriculares acontecendo nas diversas regiões para implementação do chamado novo ensino médio. Com o intuito de estabelecer uma educação de saberes homogêneos e mais pensada para o mercado, a reforma do ensino médio afasta das escolas as discussões que envolvem uma sociedade multicultural. Realizando um movimento contrário a esse, temos neste artigo o propósito de aproximar as reflexões acerca da cultura e da Amazônia, aos espaços educacionais e especialmente ao currículo. Mais especificamente, este estudo tem o objetivo de analisar a influência dos conhecimentos amazônicos no Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA-EM), no campo da Biologia, para isto desenvolvemos uma pesquisa documental, de caráter qualitativo. Nossas lentes investigativas são instigadas por autores que discutem o campo do currículo cultural e a educação amazônida, através dos quais traçamos as reflexões teóricas que são costuradas pelas ponderações resultantes de nossas análises. Os resultados apontam que, por estarmos inseridos no estado do Pará, localizado na região Amazônica, o ensino de biologia poderia se aproximar mais do conhecimento acerca deste bioma, sua rica fauna e flora, sobre os rios e a floresta que compõem e cercam nossas identidades amazônidas e que o DCEPA-EM por um lado utiliza expressões que parecem valorizar as culturas amazônicas, mas segue se alinhando às demandas impostas pelo movimento político educacional mercadológico.

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Biografia do Autor

Amanda Jessica Coelho Melo, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Pará e Mestranda pela mesma instituição.

Marcio dos Santos, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Professor da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

03-05-2023

Como Citar

MELO, A. J. C.; SANTOS, M. dos. CURRÍCULO CULTURAL E BIOLOGIA NA AMAZÔNIA: Análise crítica do Documento Curricular do Estado do Pará. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–12, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.66056. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66056. Acesso em: 29 mar. 2024.