NOVOS PROJETOS DE CURRÍCULO

as práticas curriculares das Escolas Parque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66117

Palavras-chave:

Currículo, Escola Parque, Práticas Curriculares

Resumo

O currículo é elemento estruturante da organização do trabalho pedagógico, do conheci­mento que permeia as ações docentes nas instituições de ensino. Diante do atual cenário sócio-político-educacional, marcado pelo avanço das políticas ultraconservadoras e ainda influenciado pelos impactos da pandemia da COVID-19, urge a necessidade do desenvolvimento de iniciativas de criações curriculares oxigenadas por movimentos e ações mais inclusivas, solidárias e emancipadoras. Por mais descrente que seja acreditar que essas propostas existem e podem ser propagadas, no Distrito Federal, acredita-se que as Escolas Parque apresentem construções curriculares que articulam-se a essas necessidades. Pretende-se refletir a respeito da proposta curricular de uma dessas escolas, localizada na Cidade de Ceilândia,  considerada iniciativa de resgate da crença educacional por mundos possíveis, onde projetos educacionais de educação integral reconheçam e valorizem a diversidade, a construção de saberes e a formação cidadã. Trata-se de estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos por meio de análise de documentos, observações e entrevistas como professores.  Essa proposta curricular sustenta a função social da escola de ampliar as oportunidades de tempos e espaços formativos. Nas práticas curriculares educacionais é preciso também acentuar os acertos, não somente os erros, olhar para as conquistas, não apenas as dificuldades. É preciso exaltar o trabalho que traz vida às Escolas Parque. A educação precisa, entre tantas outras coisas, também de mais doses de otimismo.

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Biografia do Autor

Guilherme Ferreira, Universidade de Brasília, Brasil.

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília, professor de Eucação Física da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Edileuza Fernandes da Silva, Universidade de Brasília, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília e Professora da mesma instituição.

Lívia Gonçalves de Oliveira, Universidade de Brasília, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

26-04-2023

Como Citar

FERREIRA, G.; SILVA, E. F. da; OLIVEIRA, L. G. de. NOVOS PROJETOS DE CURRÍCULO: as práticas curriculares das Escolas Parque. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.66117. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66117. Acesso em: 24 abr. 2024.