NOVOS PROJETOS DE CURRÍCULO
as práticas curriculares das Escolas Parque
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66117Palavras-chave:
Currículo, Escola Parque, Práticas CurricularesResumo
O currículo é elemento estruturante da organização do trabalho pedagógico, do conhecimento que permeia as ações docentes nas instituições de ensino. Diante do atual cenário sócio-político-educacional, marcado pelo avanço das políticas ultraconservadoras e ainda influenciado pelos impactos da pandemia da COVID-19, urge a necessidade do desenvolvimento de iniciativas de criações curriculares oxigenadas por movimentos e ações mais inclusivas, solidárias e emancipadoras. Por mais descrente que seja acreditar que essas propostas existem e podem ser propagadas, no Distrito Federal, acredita-se que as Escolas Parque apresentem construções curriculares que articulam-se a essas necessidades. Pretende-se refletir a respeito da proposta curricular de uma dessas escolas, localizada na Cidade de Ceilândia, considerada iniciativa de resgate da crença educacional por mundos possíveis, onde projetos educacionais de educação integral reconheçam e valorizem a diversidade, a construção de saberes e a formação cidadã. Trata-se de estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos por meio de análise de documentos, observações e entrevistas como professores. Essa proposta curricular sustenta a função social da escola de ampliar as oportunidades de tempos e espaços formativos. Nas práticas curriculares educacionais é preciso também acentuar os acertos, não somente os erros, olhar para as conquistas, não apenas as dificuldades. É preciso exaltar o trabalho que traz vida às Escolas Parque. A educação precisa, entre tantas outras coisas, também de mais doses de otimismo.
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