O CURRÍCULO OCULTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

análise da Base Nacional Comum Curricular à luz da pedagogia crítica freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65191

Palavras-chave:

Currículo oculto, Currículo crítico freireano, Ensino de Ciências, BNCC

Resumo

As formulações teóricas de Michael Apple acerca do currículo oculto escolar concebido como instrumento ideológico de reprodução social foram utilizadas como subsídio para a análise da área de Ciências da Natureza presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tal análise, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental a fim de avaliar as possibilidades da presença do currículo oculto nas proposições da BNCC em relação à área mencionada e entender se tais práticas curriculares ocultas estão comprometidas com a manutenção do sistema político e sociocultural vigente. As contribuições pedagógicas e epistemológicas de Paulo Freire foram utilizadas para refletir sobre as possibilidades de superação do currículo oculto no ensino de Ciências da Natureza, tendo como parâmetro três categorias analíticas: práxis transformadora, diálogo e realidade concreta. A análise permitiu avaliar o papel da BNCC na reprodução e perpetuação de um ensino de ciências descontextualizado e instrumental, contribuindo para um currículo alinhado à uma educação hegemônica e adaptativa às desigualdades socioculturais e econômicas.

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Biografia do Autor

Bianca Rita Bimbatti, Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos e Mestranda pela mesma instituição.

Rafael Borba de Castro, Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, mestrando pela mesma instituição e Professor da Educação Básica do Estado de São Paulo. 

Antonio Fernando Gouvêa da Silva, Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor dda Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

03-05-2023

Como Citar

BIMBATTI, B. R.; CASTRO, R. B. de .; SILVA, A. F. G. da. O CURRÍCULO OCULTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: análise da Base Nacional Comum Curricular à luz da pedagogia crítica freireana. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–12, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.65191. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/65191. Acesso em: 24 abr. 2024.