A AUTONOMIA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62995

Palavras-chave:

Autonomia pessoal, Escola básica, Democracia, Identidade cultural

Resumo

Este trabalho buscou compreender a relação entre a educação democrática, a autonomia e protagonismo juvenil, partindo da hipótese de que um currículo democrático poderia favorecer a construção da autonomia e do protagonismo. Foi realizado uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, em uma escola democrática, e uma pequena parte de dados foi coletada em uma escola convencional, para fins comparativos. A análise dos dados foi realizada segundo a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados mostram que na escola democrática há evidências de construção de um ambiente que prioriza a busca pela autonomia e o protagonismo juvenil. No entanto, fazem falta mais estudos para arrojar resultados mais conclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Veronica Marcela Guridi, Universidade de São Paulo, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora da mesma instituição. 

Sharlene de Souza Queiroz, Universidade de São Paulo, Brasil.

Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo e mediadora de leitura voluntária no Projeto Baú de Histórias no Instituto ComViver.

Ana Laura Godinho Lima, Universidade de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e professora mesma instituição.

Referências

ABRAMO, Helena W.; FREITAS, Maria Virgínia de; SPOSITO, Marília P. (orgs.). Juventude em debate. São Paulo: Cortez, 2000.

ARAÚJO, Ulisses Ferreira. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002.

ARAÚJO, Ulisses Ferreira. Assembleia escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Paris: Edições 70, 2016.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

COSTA, Antonio Carlos Gomes. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2006.

DUARTE, Neide. Frutos do Brasil: Histórias de mobilização Juvenil. [S.l.:] Aracati, 2006.

ESCÁMEZ, Juan; GIL, Ramón. O Protagonismo na educação. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora SIM tia NÃO: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olhodágua. 1993.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HERNÁNDEZ ROJAS, Gerardo. Caracterización del Paradigma Humanista. Módulo Fundamentos del Desarrollo de la Tecnología Educativa (Bases Psicopedagógicas). Coordinador: Frida Díaz Barriga Arceo. México: Editado por ILCE- OEA, 1997. Disponível em: https://comenio.files.wordpress.com/2007/08/paradigma_humanista.pdf. Acesso em 28 de setembro de 2022.

NEILL, Alexander Sutherland. Liberdade sem Excesso. São Paulo: Ibrasa, 1969.

NEILL, Alexander Sutherland. Liberdade, Escola, Amor e Juventude. São Paulo: Ibrasa, 1970.

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2000.

QUEIROZ, Sharlene de Souza. Escolas democráticas: a autonomia e o protagonismo juvenil no modelo horizontal da gestão do conhecimento. Dissertação [Mestrado em Filosofia]. Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.

REVAH, Daniel. As Pré-Escolas “Alternativas”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 95, p. 51-62, 1995. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/825. Acesso em: 20 de março de 2022.

ROGERS, Carl. Libertad y creatividad en la educación. Buenos Aires: Paidós, 1978.

Downloads

Publicado

25-01-2023

Como Citar

GURIDI, V. M.; QUEIROZ, S. de S.; LIMA, A. L. G. A AUTONOMIA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.62995. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62995. Acesso em: 18 nov. 2024.