POR UM CURRÍCULO PARAENSE OUTRO QUE FAÇA JUSTIÇA CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65425

Palavras-chave:

Currículo, Homofobia, Guia Pedagógico, Justiça curricular, Escola básica

Resumo

Este artigo discute o currículo como espaço de construção da equidade de gênero junto a professoras/es, gestoras/es e comunidade em geral, frente a atitudes discriminatórias e homofóbicas. Nesse sentido, analisa propostas didáticas anti-discriminatórias de um Guia curricular sugerido a professoras/es de um município paraense. Situada no campo do Currículo, trata-se de uma investigação qualitativa do tipo documental que utiliza a hermenêutica objetiva para a análise dos dados. O corpus é o Guia Pedagógico elaborado pela Secretaria Municipal de Ensino de Castanhal - Pará (SEMED/Castanhal). Os resultados da análise sinalizam que as orientações curriculares são caminhos para um planejamento didático e de ensino para conduzir enfrentamentos à homofobia, mesmo que essas orientações não façam parte da “Base Comum” obrigatória do currículo da rede municipal de ensino. A partir desse pressuposto, o Guia Pedagógico, ao respaldar o trabalho docente na abordagem da homofobia e do bullying homofóbico objetificado no ambiente escolar, se constitui elemento nuclear como “Parte Diversificada” do currículo que faça justiça curricular.

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Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Professor da Universidade Federal do Tocantins.

Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará,, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília e Professora da Universidade do Estado do Pará.

Jardinélio Reis da Silva, Universidade Federal do Tocantins e Rede Municipal de Educação de Castanhal, Pará, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins e Professor da Rede Municipal de Educação de Castanhal, Pará, Brasil.

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Publicado

15-03-2023

Como Citar

ROCHA, J. D. T.; BASSALO, L. de M. B.; SILVA, J. R. da. POR UM CURRÍCULO PARAENSE OUTRO QUE FAÇA JUSTIÇA CURRICULAR. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.65425. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/65425. Acesso em: 23 abr. 2024.