POR UM CIBERCURRÍCULO UBÍQUO PARA ESCOLAS E UNIVERSIDADES QUE SE QUER QUE SEJA NÔMADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.72080

Palavras-chave:

Cibernética, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Atualização do Currículo

Resumo

A partir da concepção de cibercultura como fenômeno técnico, num espaço/tempo cheios de tecnologias, de linguagem hipermidiática e movimento sociocultural com implicações na relação com o saber, com o mundo, com o outro, e conosco mesmos, abordaremos as tecnologias digitais como fundamento da aprendizagem ubíqua na era da mobilidade. Nossa questão norteadora perpassa pela pergunta: como tornar a sala de aula interativa com alunos organizados em filas, enquadrados por paredes e muros físicos, embasados em currículos organizados em disciplinas hierarquicamente isoladas? A partir desse pressuposto, trazemos uma amostra da pós-graduação no Tocantins para refletirmos a conexão contínua nos espaços ciber de hipermobilidade e (des)territorializar o currículo prescritivo oficial, centrado na disciplinarização do saber, perspectivando um cibercurrículo generativo, pervasivo (que se espalha, infiltra ou penetra facilmente em algo ou alguém), um cibercurrículo ubíquo para escolas e universidades que se quer que sejam nômades.

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Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Docente da Universidade Federal do Tocantins.

Pedro Henrique Ribeiro Fernandes, Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Bolsista Capes do Programa Abdias Nascimento.

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Publicado

27-03-2025

Como Citar

ROCHA, J. D. T.; FERNANDES, P. H. R. POR UM CIBERCURRÍCULO UBÍQUO PARA ESCOLAS E UNIVERSIDADES QUE SE QUER QUE SEJA NÔMADE. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e72080, 2025. DOI: 10.15687/rec.v18i1.72080. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/72080. Acesso em: 1 abr. 2025.

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