TENSÃO ENTRE MEMÓRIA COLONIAL E A MEMÓRIA DECOLONIAL NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR

problematizando as heranças coloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65089

Palavras-chave:

Memória Colonial, Memória Decolonial, Currículo

Resumo

Este texto tem como base e coluna argumentativa a ruptura com as metanarrativas epistêmicas e políticas da história e da memória única e, por conseguinte, universal gerada na e pela modernidade-colonial-capitalista-patriarcal-racista, como também o rompimento com a ideia universal de ser humano, de humanidade e de sociedade, por consequência, de cultura, de educação e de currículo. Assim, objetivamos, com esse artigo, evidenciar que tal ruptura nos abre caminhos para questionar ideias hegemônicas como civilização, cultura, ciência, conhecimento e principalmente história e memória e suas relações com educação escolarizada e currículo. Seguimos pelo caminho da revisão bibliográfica, atrelado à pesquisa qualitativa, propomos um diálogo sobre estas rupturas, compreendendo-as como essenciais para a reconstrução-produção de currículos descoloniais. Apoiamo-nos nas Epistemologias do Sul, principalmente, nos Estudos Pós-coloniais e Decoloniais.  Nessa direção, entendemos que desvelar a Memória Colonial possibilitaria a construção da Memória Decolonial enquanto elemento fundante dos currículos e de sua materialização no chão da escola, contribuindo, assim, para o esfacelamento das heranças coloniais, ainda presentes nos currículos.

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Biografia do Autor

Janssen Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor da mesma instituição.

Aline Renata dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da mesma instituição.

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Publicado

15-03-2023

Como Citar

SILVA, J. F. da; SANTOS, A. R. dos. TENSÃO ENTRE MEMÓRIA COLONIAL E A MEMÓRIA DECOLONIAL NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: problematizando as heranças coloniais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–12, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.65089. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/65089. Acesso em: 18 nov. 2024.