POLÍTICA DE CURRÍCULO PARTICIPATIVA E JUSTIÇA CURRICULAR

A experiência da Mobilização Sociopolítica do ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) da Chapada Diamantina (BA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66115

Palavras-chave:

Política de Currículo, Participação democrática, Justiça Curricular

Resumo

O artigo, fruto de pesquisa empírica realizada no ADE da Chapada Diamantina (BA), analisou o processo de Mobilização Sociopolítica realizado em municípios integrantes da iniciativa no ano de 2020. Estabeleceu-se como hipótese que a experiência coletiva de construção de um contexto de produção de política curricular (Ball; Mainardes, 2011) participativa aproximou-se da proposta conceitual de justiça curricular em suas três dimensões - conhecimento, cuidado e convivência democrática (PONCE, 2018) - e dos elementos constitutivos do conceito de justiça social conforme FRASER (2012). Argumenta-se a favor de políticas de currículo construídas em diálogo coletivo a partir das vozes dos sujeitos que protagonizam processos de luta pela educação de qualidade social, confiando nas suas capacidades de analisarem a própria realidade e de contribuírem de modo efetivo na proposição de políticas públicas educacionais.

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Biografia do Autor

Thais Almeida Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Wesley Araújo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e diretor de escola pública da Rede Municipal de Várzea Paulista.

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora Titular da mesma instituição.

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Publicado

03-05-2023

Como Citar

COSTA, T. A.; ARAÚJO, W.; PONCE, B. J. POLÍTICA DE CURRÍCULO PARTICIPATIVA E JUSTIÇA CURRICULAR: A experiência da Mobilização Sociopolítica do ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) da Chapada Diamantina (BA). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–22, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.66115. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66115. Acesso em: 25 abr. 2024.