O CURRÍCULO INTEGRADO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
contribuições para a formação integral do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63771Palavras-chave:
Currículo Integrado, Formação Integral, Pedagogia da AlternânciaResumo
Este estudo tem a finalidade de apontar algumas contribuições do Currículo Integrado e da Pedagogia da Alternância para a formação integral do sujeito na EFAN –Escola Família Agrícola de Natalândia – MG. Possibilita compreender as concepções de currículo, discorrer sobre o conceito de Currículo Integrado, caracterizar a Pedagogia da Alternância (PA) e analisar a relação do Currículo Integrado com a Pedagogia da Alternância. Refere-se a uma pesquisa descritiva, enquadrada na abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma revisão bibliográfica, através do levantamento de artigos e livros de renomados autores que discutem o currículo, o Currículo Integrado e a Pedagogia da Alternância. Além disso, analisam-se, também, as informações expressas no Projeto Político Pedagógico – PPP da EFAN acerca da temática ora pesquisada. Nesse sentido, é possível inferir que com a PA, utilizando-se de instrumentos pedagógicos que se têm à disposição,é possível realizar um trabalho com práticas do Currículo Integrado. É uma experiência bastante inovadora, na qual o estudante tem a possibilidade de integrar os estudos à vida social. Além disso, permite que o educando seja o protagonista do processo ensino-aprendizagem e busca a organização da educação, sobretudo a do campo, com o propósito da formação dos sujeitos de modo integral.
Downloads
Métricas
Referências
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. 3ª Ed. Porto Alegre: Ed. Artmed; 2006.
BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
CASALI, Jessica Pereira; GONÇALVES, Josiane Peres. Pós-estruturalismo: algumas considerações sobre esse movimento do pensamento. Disponível em: file:///C:/Users/Microsoft/Downloads/84-92.pdf. Acesso em: 1ºde agosto de 2021.
CORDEIRO, Georgina N. K.; HAGE, Salomão Mufarre; REIS, Neila da Silva. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo.Em Aberto. Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.
COSTA, Maria Adélia da. Currículo Integrado: concepções, perspectivas e experiências. Belo Horizonte:CEFET-MG.2011.
DEMO, Pedro. Professor do Futuro de Reconstrução do Conhecimento. 5. Ed. Petrópolis, RF: Vozes, 2007.
FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FOERSTE, Erineu; PUIG-CALVÓ, Pedro; CALIARI, Rogério Omar (Orgs.). Pedagogia da Alternância: 50 anos em Terras Brasileiras. 1. ed., Curitiba: Appris, 2019.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.
FROSSARD, Antonio Carlos. Conhecendo a Pedagogia da Alternância: contextualização, questões teóricas e práticas. Nova Friburgo: Editora Frossard, 2018.
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e prática. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
KULLER, José Antônio; MORAES, Francisco de. Currículos Integrados: no Ensino Médio e na Educação Profissional. São Paulo: Ed. SENAC. 2016.
MACHADO, Lucília Regina Souza. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?user=83ZtjS8AAAAJ&hl=pt-BR. Acesso em: 4 set. 2021.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MOURA, Dante Henrique. Ensino Médio Integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação integral? Educ. e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n.3, p. 705-720, jul./set. 2013.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. EFAN DE Natalândia. Natalândia - MG, 2020. https://www.efan.com.br/pedagogico. Acesso em: 22 nov. 2020.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção de Ensino Médio Integrado. Natal, 2008.
SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.