O QUE DIZEM OS AUTORES SOBRE RACISMO?

refletindo sobre a representatividade negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63466

Palavras-chave:

Currículo, Representatividade, Racismo, Espaços de fala e escuta

Resumo

Este estudo reflete sobre a relação entre o racismo no Brasil e o currículo das universidades, apresentando casos reais de racismo. Tem-se como problema que o currículo é reflexo social, de modo que há baixo número de autores negros, gerando implicações na representatividade. Logo, a pergunta norteadora é: como é possível diminuir atos racistas nas universidades, mesmo havendo baixa representação de autores negros? Tem-se como hipótese que a identidade pode ser configurada/reconfigurada pela representatividade, ilustrada por falas antirracistas de alguns autores presentes no currículo das ementas dos cursos de Sociologia, de modo que, mesmo com baixo número, proporcionam a criação de espaços de fala e escuta contra o racismo, pois viabilizam a emancipação. Os fundamentos ancoram-se na noção de currículo de Sacristán (2000) e Silva (1998); representatividade em Woodward (2000) e Arroyo (2015); identidade de Hall (2003), bem como emancipação nos espaços de fala e escuta, na perspectiva de Freire (1987). Justifica-se este estudo, uma vez que a incidência de atos racistas atinge mais da metade da população negra brasileira. A metodologia é bibliográfica e exploratória. O objetivo geral é o de apresentar como as teorias e falas de alguns autores ajudam na formação da representatividade negra. Os resultados indicam ser possível emancipar-se nos espaços de fala e escuta. Espera-se produzir reflexões para o combate ao racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson da Silva Lisboa, Centro Universitário Uninter, Brasil.

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Psicólogo e professor da Rede Básica de Educação do Estado do Paraná.

Luis Fernando Lopes, Centro Universitário Internacional UNINTER, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná e Professor do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Marcia Maria Fernandes Oliveira, Centro Universitário Internacional UNINTER, Brasil.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná e  professora do Centro Universitário Internacional Uninter.

Referências

ACEVEDO, Claudia Rosa; NOHARA, Jouliana; RAMUSKI, Carmen Lídia. Relações raciais na mídia: um estudo no contexto brasileiro. Revista psicologia política. São Paulo, v. 10, n. 19, p. 57-73, jan. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2010000100006. Acesso em: 22 de maio de 2022.

ALUNO ACUSA PROFESSORA DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE RACISMO. Programa Balanço Geral. 3/04/2019. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iNm1UPskrw4. Acesso em: 08 de abril de 2022.

ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

ARROYO, Miguel González. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.

ARROYO, Miguel González. Os Movimentos Sociais e a construção de outros currículos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p. 47-68, jan./mar. 2015.

ATO DENUNCIA RACISMO NA FACULDADE DE MEDICINA DA USP. REDE TVT. 13/05/2014. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4BnKE6FGDIc. Acesso em: 07 de abril de 2022.

BARRETO, Elis. Alunos da PUC Rio acusam professor de racismo e perseguição contra estudantes. CNN Brasil.16/12/2021. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/alunos-da-puc-rio-acusam-professor-de-racismo-e-perseguicao-contra-estudantes/. Acesso em: 09 de abril de 2022.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. 2. ed. Tradução: Zuleide Alves Cardoso Cavalcanti e Denise Maria Gurgel Lavallée; revisão científica: Maria da Conceição Passeggi e Márcio Venício Barbosa. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

BITTAR, Eduardo. Crise da ideologia positivista: por um novo paradigma pedagógico par ao ensino jurídico a partir da escola de Frankfurt, 2007.

CANDAU, Vera Maria. Educação E Direitos Humanos, Currículo E Estratégias. DIAS, Adelaide Alves; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra (Org.). Educando em Direitos Humanos; volume 3; Editora da UFPB, João Pessoa-PB, 2016.

CARNEIRO, Sueli. Sueli Carneiro. depoimento [2020]. Entrevistadora: Neca Setubal. Entrevista concedida ao programa Enfrente: série Encontros e Fronteiras. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UUC7U1HtnYA. Acesso em: 14 de abril de 2022.

CASO DE RACISMO EM IMPORTANTE UNIVERSIDADE PARTICULAR CHOCA O PAÍS. Programa Domingo Espetacular.28/03/2018.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=URKxjD7C_YU. Acesso em: 14 de abril de 2022.

CAVICCHIOLI, Giorgia; MOREIRA, Matheus. Estudantes negros enfrentam o racismo de professores e colegas em universidades. Ponte Jornalismo. 28/04/2018. Disponível em https://ponte.org/estudantes-negros-enfrentam-o-racismo-de-professores-e-colegas-em-universidades/. Acesso em: 09 de abril de 2022.

CHAVEZ, Ernesto Rodrigues. Notas sobre la identidad cubana e su relación con la diáspora. Revista Temas, Cuba, n. 28, Nueva Época, jan./mar. 2002.

CLOSS, Lisiane Quadrado; ANTONELLO, Claudia Simone. O uso da história de vida para compreender processos de aprendizagem gerencial. Revista Mackenzie, v. 12, n. 4, São Paulo, SP • jul./ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/HrR79KzstWQXtpg9L67RCwv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 de janeiro de 2022.

COLAÇO, Thais Luzia; DAMÁZIO, Eloise da Silveira Petter (org.). Novas perspectivas para a antropologia jurídica na América Latina: o direito e o pensamento decolonial. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012.

‘ESTUDA E ENTRA AQUI NA UNIVERSIDADE. Ninguém está impedindo’. Jornal O Globo. 20/03/2015. Disponível em https://oglobo.globo.com/brasil/estuda-entra-aqui-na-universidade-ninguem-esta-impedindo-diz-aluno-da-usp-durante-discussao-sobre-cotas-raciais-15651135. Acesso em: 07 de abril de 2022.

Faxineiro diz ser vítima de intolerância religiosa após pichações em banheiro de universidade em Ribeirão Preto. G1, 16/03/2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2022/03/16/faxineiro-diz-ser-vitima-de-intolerancia-religiosa-apos-pichacoes-em-banheiro-de-universidade-em-ribeirao-preto.ghtml. Acesso em: 10 de abril de 2022.

FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes. depoimento [1984]. Entrevistador: Armando Figueiredo. Entrevista concedida ao jornal Vox Populi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dPAYUfcwR0E. Acesso em: 07 de abril de 2022.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 3. ed. São Paulo: Ática, 1978.

FERNANDES, Sheyla Christine Santos; PEREIRA, Marcos Emanoel. Endogrupo versus Exogrupo: o papel da identidade social nas relações intergrupais. Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol. 18, núm. 1, pp. 30-49, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4518/451858897003/html/. Acesso em: 10 de julho de 2022.

FIGUEIREDO, Angela. Epistemologia insubmissa feminista negra decolonial. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 29, e 0102, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312292020e0102/11455. Acesso em: 09 de abril de 2022.

FREIRE, Paulo; SHÖR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GARCIA, Paula. Unifesp aprova diretrizes para o combate ao racismo em sua instância máxima. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/dci/noticias-anteriores-dci/item/5061-unifesp-aprova-diretrizes-para-o-combate-ao-racismo-em-sua-instancia maxima. Acesso em: 14 de julho de 2022.

GOLDMAN, Marcio. Marcio Goldman. depoimento [2019]. Entrevistador: Sérgio Fernandes. Entrevista concedida ao programa Diálogos da Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oE0tQnpCL3g. Acesso em: 08 de abril de 2022.

GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Aletria: revista de estudos de literatura, v. 9, p. 38-47, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17912/14702>. Acesso em: 05 de maio de 2022.

GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. nº 23. p. 75-85, mai/ago de 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XknwKJnzZVFpFWG6MTDJbxc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 de maio de 2022.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2022.

GOMES, Nilma Lino. Raça e educação infantil: à procura de justiça. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.3, p. 1015-1044 jul./set. 2019.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Luiz Alberto Oliveira Gonçalves. depoimento [2016]. Entrevistador: Marcos Martins. Entrevista concedida ao programa Persona da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e3pVZreRZk4. Acesso em: 07 de abril de 2022.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, 1984.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio. Antônio Sergio Guimarães. depoimento [2020]. Entrevistadora: Lia Vainer Schucman. Entrevista concedida ao programa Branquitudes do Jornal O Globo. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9081696/. Acesso em: 10 de abril de 2022.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LIMA, Heloisa Pires. A origem africana para o imaginário infantil ou juvenil: uma obra em muitas histórias. ALMEIDA, Dalva Martins de; SILVA, Gislene Maria Barral Lima Felipe da; NAKAGONE, Patricia Trindade (orgs.). Literatura e infância: travessias. Araraquara: Letraria, 2018

MARTINS, Rafaela. Estudante da UnB faz gesto de supremacia branca e é denunciado por colegas. Jornal Correio Brasiliense. 11/11/2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/11/4962396-estudante-faz-gesto-de-supremacia-branca-e-e-denunciado.html. Acesso em: 14 de abril de 2022.

MARTINS, José de Souza. O branco da consciência negra. FRY, Peter et al. (Org.). Divisões perigosas. Políticas raciais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MATOS, Junot Cornélio. Educação Em Direitos Humanos na Educação Superior.ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; TOSI, Giuseppe Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (Org.). A formação em direitos humanos na educação superior no Brasil: trajetórias, desafios e perspectivas. João Pessoa: CCTA, 2016.

MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

MUNANGA, Kabengele. Kabengele Munanga. depoimento [nov. 2014]. Entrevista concedida ao programa Conexão Jesus, da Boa Vontade TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ded3EtKQZn8. Acesso em: 09 de abril de 2022.

MUNANGA, Kabengele. (Org.). Superando o Racismo na Escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade étnica, identificação e manipulação. Sociedade E Cultura, v. 6, n. 2, jul./dez. 2003.

OLIVEIRA, Maria Anória. Personagens negros na literatura infanto-juvenil: percorrendo os tênues fios de suas tessituras. JOACHIM, Sébastien (org.). II Cidadania Cultural: diversidade cultural, linguagens e identidades. Campina Grande: Editora dos organizadores, 2007

OLIVEIRA, Franciane da Silva Santos; BARBOSA, Lia Pinheiro. Epistemologias marginalizadas: a questão racial no debate sociológico latino-americano. Afro-Ásia, Salvador, n. 62, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/34966. Acesso em: 27 de maio de 2022.

PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. História Oral, n.3. 2000. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/26. Acesso em: 31 de maio de 2022.

REY, Fernando Luis Gonzales. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. Revista Psicologia da Educação, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/32815. Acesso em: 08 de julho de 2022.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RIBEIRO, Darcy. Darcy Ribeiro. depoimento [1995]. Entrevistador: Matinas Suzuki JR. Entrevista concedida ao programa Roda Viva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AAFzOemlAbg. Acesso em: 14 de abril de 2022.

SACRISTAN, Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. O Curriculum Oculto. Porto: Porto Editora. 1995.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHWARCZ, Lilia Katri Moritz. A ladainha da democracia racial. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KIZErDa1jIc. Acesso em: 08 de abril de 2022.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Apresentação. GOODSON, Ivor. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1998.

SILVA, Ana Célia da. As transformações da representação social do negro no livro didático e seus determinantes. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da UFBA, Salvador, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SILVA, Caroline Lima; SARRIERA, Jorge Castellá. Promover a justiça social: compromisso ético para relações comunitárias. Psicologia & Sociedade, 2015.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Educação Antirracista: Estratégias Urgentes. Depoimento [2021]. Entrevistadora: Ilana Strozenberg. Entrevista concedida ao programa Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fi8THDf8GZ0. Acesso em: 12 de julho de 2022.

SILVA, Vagner Gonçalves. Vagner Gonçalves da Silva. Depoimento [2016]. Entrevista concedida ao programa da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GwrDFErc760. Acesso em: 10 de abril de 2022.

SOUZA, Neuza Santos. Tornar-se Negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. 2ª edição. Rio de Janeiro. Editora graal. 1983.

TV CAMPUS. Racismo na Universidade. TV Campus da Universidade Federal de Santa Maria. 24/11/2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pyFjk0oc1OY. Acesso em: 08 de abril de 2022.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectivados estudos culturais, p. 7-72. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. Disponível em: http://diversidade.pr5.ufrj.br/images/banco/textos/SILVA_Identidade_e_Diferen%C3%A7a.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2022.

Downloads

Publicado

25-01-2023

Como Citar

LISBOA, E. da S.; LOPES, L. F.; OLIVEIRA, M. M. F. O QUE DIZEM OS AUTORES SOBRE RACISMO? refletindo sobre a representatividade negra. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63466. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/63466. Acesso em: 29 mar. 2024.