REFLEXÕES SOBRE A PROFANAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62207

Palavras-chave:

Profanação Pedagógica, Currículo, Escola, Ensino Religioso

Resumo

O objetivo do presente artigo é produzir uma reflexão sobre a profanação como um modo de operar com conteúdos de dimensão religiosa nas aulas de ensino religioso. Segue uma metodologia de escrita ensaística, que leva em consideração a aproximação de fronteiras (nesse caso os conceitos e as materialidades utilizadas para tal). Para isso apresenta uma breve sistematização do conceito de profanação, e o amplia para a ideia de profanação pedagógica, a fim de problematizar que na escola é possível profanar os conteúdos, torná-los abertos e acessíveis para serem estudados como matéria de estudo escolar, a partir das instigações curriculares para o componente. Em um segundo momento, busca-se analisar alguns registros de possíveis profanações pedagógicas nas aulas de Ensino Religioso, através de artigos, resumos e posters documentados nos ANAIS dos congressos e seminários promovidos pelo Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso - FONAPER. Conclui-se afirmando que há relações entre o conceito de profanação e algumas práticas de Ensino Religioso não confessional e que é fundamental explorar e ampliar debates como esse a fim de problematizar os pressupostos teóricos e práticos dos currículos de Ensino Religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilberto Oliari, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Assessor de Direção em Escola Pública de Santa Catarina e Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

ANTERO, Alysson Brabo; PEREIRA, Maria de Nazaré Fonseca de Senna. Religiosidade Afro-brasileira e encaminhamentos metodológicos no Ensino Religioso. In: XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 12., 2014, Belém/ PA. Anais do XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. Organizado por Simone Riske-Koch; Josiane Crusaro e Ediana M. Finatto. Florianópolis: FONAPER, v. 13, 2015. 552- 563.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 set. 2019.

CARON, Lurdes. O currículo do Ensino Religioso e as matrizes culturais do povo brasileiro. RELEGENS THRÉSKEIA estudos e pesquisa em religião, v. 02, n. 01, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/relegens/article/view/32674. Acesso em: 12, jul. 2022.

CECCHETTI, Élcio. Ensino Religioso não confessional: uma área do conhecimento. In: CECCHETTI, Élcio; SIMONI, Josiane Crusaro (Org.). Ensino religioso não confessional: múltiplos olhares. São Leopoldo: Oikos, 2019.

FERREIRA, Renan da Costa; BRANDENBURG, Laude Erani. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Caminhos Revista de Ciências da Religião, Goiânia, v. 17, n. 2, maio-ago. 2019. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313/4156. Acesso em: 12, jul. 2022.

SANTOS FILHO, Eliezer dos; DIAS, Sônia Maria; VARGAS, Leila César. VISITA A ESPAÇOS SAGRADOS COMO INTERFACE PARA O ENSINO RELIGIOSO. In: Anais X Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE), XIV Congresso Internacional de Teologia da PUCPR, II Congresso de Pós- Graduação em Teologia (PPGT/PUCPR) e II Congresso Latino-Americano de Educação e Ciências da Religião (CLAECIR), 10, 2019, Curitiba/PR. Anais.... Florianópolis: FONAPER, 2020. v. 1, p. 542 - 550. Disponível em: fonaper.com.br. Acesso em: 31 ago. 2021.

FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.

MELLO JUNIOR, Jaime de; ARAÚJO Maria de Fátima. O BUDISMO REVELADO NA LEITURA DO HAICAI: uma experiência nas aulas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II. In: VIII Congresso Nacional do Ensino Religioso; I Congresso Latino Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões), 9., 2017, Natal/RN. Anais... Florianópolis: FONAPER, 2018. v. 1, p. 58 - 67. Disponível em: fonaper.com.br. Acesso em: 31 ago. 2021.

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação e realidade. Porto Alegre, v. 28, n. 2, jul/dez, 2003, p. 101 - 115.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.37, e20016, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/q53vWMgXQr68jNhtP6SZHPm/?format=pdf. Acesso em: 12 jul. 2022.

SANTOS, Marinalda. Base Nacional Comum Curricular: Desafios e implicações para o Ensino Religioso. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v8i3.27466. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.293305. Acesso em: 19 jan. 2022.

SILVA, Cícero Williams da. História e percursos da devoção a Santa Rita de Cássia em Santa Cruz (RN) (pôster). In: VIII Congresso Nacional do Ensino Religioso, 8., 2015, Recife/ PE. Anais do VIII Congresso Nacional do Ensino Religioso. Organizado por Simone Riske-Koch; Josiane Crusaro e Ediana M. Finatto. Florianópolis: FONAPER, v. 8, 2016. p. 653.

SILVA, Genilson Trindade da. O PANTEÃO PERSA: cultura e religião na construção de máscaras de divindades. In: VIII Congresso Nacional do Ensino Religioso; I Congresso Latino Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões), 9., 2017, Natal/RN. Anais... Florianópolis: FONAPER, 2018. v. 1, p. 43 - 49. Disponível em: fonaper.com.br. Acesso em: 31 ago. 2021.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

OLIARI, G. REFLEXÕES SOBRE A PROFANAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.62207. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62207. Acesso em: 18 nov. 2024.