PROCESSOS DE NEGOCIAÇÕES-ARTICULAÇÕES DE POLÍTICAS-PRÁTICAS CURRICULARES NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62480Palavras-chave:
Práticas curriculares, Políticas curriculares, ArticulaçõesResumo
Este artigo tem por objetivo a análise de políticas curriculares mobilizadas nas práticas curriculares de professores/as dos anos iniciais do ensino fundamental no cenário pandêmico da COVID-19 em Caruaru, agreste pernambucano. Para isso, construímos, o percurso teórico-metodológico em negociação-articulação com a Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015), centradas nas noções de negociação-articulação na construção dos sentidos de currículo, política e prática curricular (BORGES; LOPES, 2019; ALMEIDA et al., 2020). Utilizamos, formulário na plataforma do Google Forms®, e entrevista como instrumentos na produção dos dados. Como resultados, identificamos, processos de negociações-articulações na produção discursiva das práticas curriculares das professoras para além das influências dos materiais pedagógicos dos programas e planos de ensino enviados para desenvolvimento das aulas remotas, evidenciando, a emergência de políticas curriculares nas ações/decisões construídas cotidianamente considerando as necessidades pedagógicas digitais dos/as alunos/as.
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