ENSINO REMOTO E PANDEMIA
apontamentos sobre a construção de um Currículo Emergencial de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62523Palavras-chave:
Ensino Remoto, Ciências da Natureza, Covid-19Resumo
Este estudo em Educação, versa sobre o alinhamento curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase na área de Ciências da Natureza em um cenário de pandemia. Para tanto, perpassa a construção do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) do estado do Rio Grande do Sul e do Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC/SM). Devido a pandemia da COVID-19, o ensino remoto tornou-se realidade e, logo, adaptações curriculares, tornaram-se necessárias. Diante disso, neste estudo qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras da área de Ciências, visando analisar a construção do Currículo Emergencial (CE) de Ciências da rede municipal de ensino de Santa Maria. Observou-se o alinhamento do CE com a BNCC, criando uma falsa ideia de autonomia na construção a parte diversificada do currículo e, em contrapartida, percebe-se a mobilização e engajamento dos professores na construção do documento local, e a sensibilidade e democratização no processo de seleção de conhecimentos, que manteve em pauta temas relevantes, como a educação ambiental.
Downloads
Métricas
Referências
AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Política Educacional e a Base Nacional Comum Curricular: o processo de formulação em questão. Currículo Sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 722-738, dez. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/aguiar.pdf. Acesso em: 14 jan.2022.
ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 374p.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para Políticas Públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista De Educação a Distância, v.7, n. 1, p. 257-275, mai. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 01 mar. 2022.
BRANCO, Emerso Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godói; IWASSE, Lilian Fávaro Algrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades?. Debates em Educação, [S.L.], v. 11, n. 25, p. 155-171, 23 dez. 2019. Universidade Federal de Alagoas. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2022.
BRASIL. Educação e Coronavírus – Quais são os impactos da pandemia? 2020c. Disponível em: https://sae.digital/educacao-e-coronavirus/ . Acesso em: 01 jan. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. 2017.Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 15 jan. 2022.
FAZ SENTIDO. Base Nacional Comum e parte diversificada do currículo. Disponível em: https://fazsentido.org.br/wpcontent/uploads/2018/12/curriculo_rec_temas-transversais-cidadania.pdf. Acesso em: 05 abr. 2022.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018. 160 p.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da Ufrgs,, 2009. 120 p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 04 jan. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019. 326 p.
MARTINS, Erika Moreira. Todos pela educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. 144p.
MATTOS, Kélli Renata Corrêa de. Base nacional comum curricular e o processo de construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS: da prescrição à indução de políticas educacionais. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22683. Acesso em: 02 jan. 2022.
MOREIRA, Antônio Flávio; TADEU, Tomaz. Currículo, Cultura e Sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.) Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra, revisão técnica: Miguel González Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 10-16.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTA MARIA. Secretaria de Município da Educação. Currículo Emergencial de Ciências. Santa Maria: Secretaria de Município da Educação, Setor Pedagógico, 2020. Disponível em: <https://santamaria.rs.gov.br/inc/view_doc.php?arquivo_dir=2020&dir_mes=07&arquvo_nome=D24-997.pdf&doc_gc=1 >. Acesso em: 14 jan. 2022.
SANTA MARIA. Secretaria de Município da Educação. Documento Orientador Curricular de Santa Maria. Santa Maria: Secretaria de Município da Educação, Setor Pedagógico, 2019. Disponível em: < http://www.santamaria.rs.gov.br/smed/710- documentos >. Acesso em: 08 jan. 2022.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020. Disponível em: https://www.cidadessaudaveis.org.br/cepedoc/wp-content/uploads/2020/04/Livro-Boaventura-A-pedagogia-do-virus.pdf. Acesso em: 03 jan. 2022.
SAVIANI, Dermeval. A defesa da escola pública no Brasil: difícil, mas necessária. In: Nora Krawczyk. (Org.). Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis. 1ed.Uberlândia: Navegando, 2018, v. 1, p. 35-51.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TRIPODI, Zara Figueiredo; SOUSA, Sandra Zákia. Do governo à governança: permeabilidade do estado a lógicas privatizantes na educação. Cadernos de Pesquisa, [S.L.], v. 48, n. 167, p. 228-253, mar. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/198053144800. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v48n167/1980-5314-cp-48-167-228.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.