EU SOU PRETA, MINHA BOCA É MARROM... SOU IGUAL Á PRETINHA DA HISTÓRIA!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62874

Palavras-chave:

Negritude, Literatura infantil, Prática antirracista

Resumo

O artigo traz reflexões sobre a produção, no cotidiano da educação infantil, de práticas pedagógicas articuladas à pedagogia antirracista. Sua referência está em uma pesquisa qualitativa, com o cotidiano escolar, envolvendo a experiência de uma de suas autoras, em seu processo de formação como professora pesquisadora, exercendo a docência numa instituição de educação infantil, vinculada a uma rede pública municipal. O artigo se desenha a partir da memória da professora e alguns de seus registros do vivido, especialmente com uma criança negra deste grupo, ao propor-se a articular literatura infantil e encontro com a negritude.  O desenvolvimento da pesquisa percorre o racismo, como produção social que alimenta a desigualdade e fere as crianças e suas infâncias; sua problematização, como aspecto relevante da educação infantil; e seu enfrentamento, como processo que conduz ao exercício da pedagogia antirracista, imperioso no movimento de produção da educação libertadora. Suas conclusões ressaltam a potência da literatura infantil para mobilizar reflexão, diálogo e encontro com a negritude como afirmação do direito à diferença.

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Biografia do Autor

Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela e professora da Universidade Federal Fluminese.

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Publicado

25-05-2022

Como Citar

OLIVEIRA, J. P. dos S. G. de .; ESTEBAN, M. T. EU SOU PRETA, MINHA BOCA É MARROM... SOU IGUAL Á PRETINHA DA HISTÓRIA!. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–14, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62874. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62874. Acesso em: 18 dez. 2024.