CURRÍCULO INTEGRADO
o que revela a práxis docente?
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64203Palavras-chave:
Formação integrada, Ensino Médio Integrado, DocênciaResumo
O presente artigo buscou compreender a práxis docente diante da necessidade de implementar e construir um currículo integrado em uma escola do município de Sapeaçu-BA. Para tanto, pautou-se em uma pesquisa colaborativa, utilizando como instrumentos a roda de conversa e a análise documental, dispositivos complementares para refletir acerca dos documentos curriculares que orientam o Ensino Médio Integrado na rede estadual, bem como sua implementação. Os resultados revelam que existe uma disputa/tensionamento na construção do currículo, na qual ora a Base Comum se sobressai e ora a formação técnica se destaca, demonstrando que há um caminho a se trilhar em direção a uma formação que compreenda o conhecimento de forma totalitária e complementar, ainda que em dado momento sejam necessárias divisões disciplinares, ou em campo do conhecimento. Além disso, as discussões apontam para um descompasso entre as concepções do Ensino Médio Integrado e as matrizes curriculares que norteiam o trabalho docente na rede.
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