PESQUISA EM EDUCAÇÃO E A TEORIA DO DISCURSO
a produção textual no Simpósio Pós-estruturalismo e Teoria Social
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64209Palavras-chave:
Simpósio de Pós-estruturalismo e Teoria Social, Educação, Produção acadêmicaResumo
O objetivo do texto é destacar os trabalhos que foram apresentados nas três primeiras edições do Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social (2015, 2017 e 2019) concernentes ao campo da Educação, identificando as noções/operadores da Teoria do Discurso que são referendados nesses textos e as contribuições que os/as autores (as) estabeleceram a partir desse referencial teórico-estratégico. Para tal foram lidos e interpretados os textos referentes ao campo da Educação, publicados nos anais do Simpósio por meio nos três primeiros eventos realizados na cidade de Pelotas/RS. As noções/operadores da TD utilizados como objetos de reflexão nos textos potencializam a ampliação no campo da Educação, em suas diferentes áreas de conhecimento, além de serem compreendidos como teorias que possibilitam a compreensão da precariedade, provisoriedade e imprevisibilidade no fazer educacional e curricular.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, Kátia Costa Lima Corrêa de. O DEBATE DA POLÍTICA CURRICULAR COMO CAMPO DISCURSIVO (19962006): DISPUTAS HEGEMÔNICAS DE SIGNIFICAÇÃO. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-29. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Kátia-Araujo.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
BATISTELLA, Carlos. O DISCURSO DA PROFISSIONALIZAÇÃO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-13. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Carlos-Batistella.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
CABETE, Nadja Polyana Felizola. FINALIDADES DA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO: SIGNIFICANTE MERCADO SENTIDOS QUE PERPASSAM O SIGNIFICANTE MERCADO. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Cabete.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
CABRAL, Thiago Manhães; DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. A GEOGRAFIA ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NACIONAIS NO BRASIL E EM TIMOR-LESTE: ANALISANDO OBRAS DIDÁTICAS SOB O OLHAR DA TEORIA DO DISCURSO. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Thiago-Cabral.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
DESTRO. Denise de Souza. A COMUNIDADE DISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A BNCC. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Denise-de-Souza-Destro.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
DESTRO, Denise de Souza. ARTICULAÇÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA MP Nº 746/2016. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-15. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-DESTRO-revisto.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
FERREIRA, Lhays Marinho da Conceição. O SIGNIFICANTE “QUALIDADE” NO GUIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DO MEC. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-11. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Ferreira.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
FIGUEIREDO, Marize Peixoto da Silva. DISCURSOS DO PERFIL DOCENTE NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Marize-Peixoto.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
FIGUEIREDO, Marize Peixoto da Silva. SENTIDOS DE PROFESSOR NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO: O CONTEXTO DISCURSIVO DE SUA EMERGÊNCIA. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-17. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Figueiredo.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
GABRIEL, Carmen Teresa; MARTINS, Marcus Bonfim. ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO SIGNIFICANTE COMUM NA AGENDA POLÍTICA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Gabriel-e-Martins.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Coordenação e revisão técnica geral, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
LACLAU, Ernesto. A razão populista. Tradução Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LACLAU, Ernesto. A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015.
LACLAU, Ernesto.; MOUFFE, Chantau. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Tradução Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr. e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.
LEACH, Joan. Análise Retórica. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 293-318.
LIMA, Paula Eduarda das Dores de Souza. DISCURSOS COMO PROPAGADORES DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A DOCÊNCIA NA IBERO-AMÉRICA. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-14. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Lima.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
LOPES. Alice Casimiro. Políticas de Currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa. In.: LOPES. Alice Casimiro; OLIVEIRA. Anna Luiza A. R. Martins de; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de (Orgs.). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Ed. UFPE, 2018.
MARCELLO NETO, Mário. A TEORIA DO DISCURSO E A HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. p. 42. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
MENDES, Juliana Camila Barbosa. MODERNIZAÇÃO OU MONITORAMENTO? MOVIMENTOS DISCURSIVOS DA POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. pp. 01-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/07/juliana-mendes.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
MOREIRA, Gilberto; OLIVEIRA, Gustavo Gilson de Sousa. SER, QUERER SER, PODER SER, "MERECER": EDUCAÇÃO (NÃO) ESCOLAR E SUBJETIVIDADE SOB A ÓTICA DA TEORIA PÓS-ESTRUTURALISTA DO DISCURSO. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-17. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Moreira-e-Oliveira.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
MOURA. Aline de Almeida; MENEZ, Alexsandro da Rosa. A HISTÓRIA (LITERÁRIA) COMO DISCURSO: CONSEQUÊNCIAS DO PÓS-ESTRUTURALISMO. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. p. 41. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
OLIVEIRA, Lady Daiana; MOREIRA, Nubia Regina. A PRODUÇÃO DOS SIGNIFICADOS DA POLÍTICA DE CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-16. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Nubia-Moreira.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
OLIVEIRA, Marcia Betania de. DEMANDAS CURRICULARES E CONTINGÊNCIAS POLÍTICAS: A PRODUÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO NOTURNO NO/DO RN In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. pp. 21-22. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 29 ago. 2022.
OLIVEIRA, Marcia Betania de. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DO DISCURSO: POLÍTICAS DE CURRÍCULO, DIFERENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-15. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/2-ARTIGO-OLIVEIRA.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
OLIVEIRA, Ozerina Victor de; RÚBIO, Ana Cláudia Pereira. CAMPO DO CURRÍCULO E ESTUDOS DE TEORIA DO DISCURSO DE LACLAU E MOUFFE: APROPRIAÇÕES. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. pp. 01-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/07/ozerina-de-oliveira.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
RIBEIRO, Priscila Campos. TEORIA DO DISCURSO PARA UMA OUTRA LEITURA DE CURRÍCULO. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. p. 16. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 29 ago. 2022.
RIBEIRO, Priscila Campos. QUANDO O ENSINO MÉDIO É A “FORMAÇÃO PARA O TRABALHO”, O QUE QUEREM DIZER COM “TRABALHO”?. In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Priscila-Campos-Ribeiro.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
ROSA, Thais de Souza Dias da. DISCURSOS SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE MOBILIZANDO TEXTOS POLÍTICOS NA IBEROAMÉRICA. In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Rosa.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
SILVA. Silvana de Alencar. A REFORMA CURRICULAR DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE PEDAGOGIA- DCN DE 2006. In: I SIMPÓSIO PÓS-ESTRUTURALISMO E TEORIA SOCIAL: o Legado Transdisciplinar de Ernesto Laclau. 2015, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2015. p. 21. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2015/09/Caderno-de-Resumos-I-SIMPÓSIO.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
SILVEIRA, Samira Marques da; MENDONÇA, Daniel de. EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CONSTRUÇÃO DISCURSIVA E SIGNIFICAÇÃO POLÍTICA NO
PRIMEIRO GOVERNO LULA (2003-2007). In: II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores. 2017, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2017. p. 1-18. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Samira-da-Silveira-e-Daniel-de-Mendonça.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
SOUZA, Cristiane Gonçalves de. MOVIMENTOS SOCIAIS, SUAS DEMANDAS E ARTICULAÇÃO POLÍTICA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO PROMOVIDAS PELA SECAD/MEC BRASIL (2003-2010). In: In: III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: populismos e democracias. 2019, Pelotas/RS. Anais... Pelotas/RS: 2019. p. 1-12. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2019/07/ARTIGO-Souza.pdf. Acesso em 03 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.