CURRÍCULO EXPERIMENTADO POR LICENCIANDOS

o uso educativo das TDIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64667

Palavras-chave:

Enculturação Digital, TPACK, Graduação em Matemática

Resumo

O uso intenso das tecnologias digitais no dia a dia, principalmente pelos jovens, colabora na cobrança para que, no ambiente escolar, os professores agreguem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) a metodologias de ensino para desenvolver o currículo. Assim, o objetivo da pesquisa foi identificar características do currículo experimentado pelos licenciandos, quanto às TDIC na Licenciatura em Matemática. Os participantes foram licenciandos finalistas de instituições públicas do Mato Grosso do Sul, os quais responderam questionários on-line no Google form. Para analisar os dados utilizamos Análise de Conteúdo Automatizada e Análise Estatística. Os dados evidenciaram que os currículos das Licenciaturas em Matemática inseriam/ integravam lentamente as TDIC aos processos de ensino e de aprendizagem, caminhando a passos lentos rumo a Enculturação Digital. A pandemia da COVID-19 acelerou essa caminhada transformando-a em uma maratona. A inserção/integração das TDIC provocou mudanças nos currículos dessas Licenciaturas, o que foi apontado pelos licenciandos finalistas. Concluindo, o currículo experimentado pelos licenciandos foi modificado, com o uso educativo das TDIC, para possibilitar a construção do TPACK, contendo características de um web currículo para formar enculturadores digitais, em diferentes contextos locais do Estado do MS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karla Jocelya Nonato, Universidade Anhanguera de São Paulo e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo e  Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Referências

ALMEIDA, M. E. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E.; ALVES, R. M.; LEMOS, D. Web currículo: Aprendizegem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. p. 20-38.

BARAN, E.; BILICI, S. C.; TONDEUR, J. Investigating the impact of teacher education strategies on preservice teacher TPACK. British Journal of Education Technology, v. 50. Ed. 1, pp. 357-370, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BISHOP, A. J. Mathematical enculturation: A cultural perspective on mathematics education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1991.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DORATIOTO, F. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GORAYEB, A.; MEIRELES, A. J. A. Cartografia Social vem se consolidando como instrumento de defesa de direitos. Rede Mobilizadores, 2014. 18.

GRIMMER, J.; STEWART, B. M. Text as data: the promise and pitfalls of automatic content analysis methods for political texts.

GUTIÉRREZ-FALLAS, L. F.; HENRIQUES, A. Prospective Mathematics Teachers´ TPACK in a context of a teacher education experiment. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa-RELIME, v. 23, Ed. 2. Pp. 175-202, 2020.

KURTZ, A. Digital Enculturation in tile new communication technology curriculum. 17th ICTE Tampa, Flórida, EUA, 13 Out 1999. 42.

LOPES, R. P.; FÜRKOTTER, M. Do Projeto Pedagógico à aula universitária: aprender a ensinar com TDIC em cursos de Licenciatura em Matemática. Educação em Revista, v. 36. Belo Horizonte, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698220954

MARTINS, L.; NONATO, K. J.; LOBO DA COSTA, N. M. Análise de Conteúdo Automatizada como metodologia em pesquisas na área da Educação Matemática. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2022, São Paulo, Brasil: Universidade de São Paulo, 2022.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. Techonological Pedagogical Content Knowledge: a Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, p. 1017-1054, 2006.

NONATO, K. J.; LOBO DA COSTA, N. M. Contexto Curricular das Licenciaturas em Matemática. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.

NONATO, K. J.; LOBO DA COSTA, N. M. Vozes de coordenadores de curso a Prática Pedagógica e o Currículo com as Tecnologias Digitais nas Licenciaturas em Matemática. In: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 15, n, 2, pp. 142-153. 2022a.

NONATO, K.; LOBO DA COSTA, N. M. Rompendo Barreiras: Desafios dos Professores das Licenciaturas em Matemática para Integrar Tecnologias Digitais ao Currículo. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas Em Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 194 - 214, 23 dez. 2021.

PAVLÍčEK, A. Social media–the good, the bad, the ugly. IDIMT-2013, Prague, Czech Republic, 2013. 139-149. Disponível em: <https://idimt.org/wp-content/uploads/proceedings/IDIMT_proceedings_2013.pdf#page=141 >. Acesso em: 19 out 2022.

RATINAUD, P. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidmensionnelles de Tesxtes et de Questionnaires. Austria, 2009.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª. ed. Porto Alegre-RJ: Artmed, 2000.

SOUSA, I. O.; MELQUES, P. M.; GRAZZINOLI, R. X. TDIC na Perscpectica do Coensino: Blended Learning como estratégia de interatividade. CRUZ, F. A. O. Et al. Do Campo para a Cidade: propostas para uma Educação Inclusiva. Editora Santorini: São Paulo, 2021.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

NONATO, K. J.; COSTA, N. M. L. da. CURRÍCULO EXPERIMENTADO POR LICENCIANDOS: o uso educativo das TDIC. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–21, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64667. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64667. Acesso em: 18 nov. 2024.