CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO
o que os alunos fazem
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64673Palavras-chave:
Currículo, Pandemia, Educação TransformadoraResumo
Este artigo versa sobre as construções curriculares que emergiram ao longo da pandemia de Covid 19 e que devem ser retomadas no retorno às atividades acadêmicas presenciais. Apresenta um caso desenvolvido em uma instituição de ensino superior brasileira envolvendo diversos atores em busca de respostas a desafios reais enfrentados por instituições públicas. Assume abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso com produção de dados envolvendo diversas fontes documentais e narrativa. Apoia-se teoricamente em Dewey (1979) Sacristán (1998), Peres-Gomes (1998) e Freire (1997). A análise apresentada busca, a um só tempo, explorar as possibilidades da construção de um currículo em ação fortemente comprometido com o diagnóstico e busca de soluções de problemas reais da comunidade e a prática da pesquisa acadêmica também comprometida com dimensões políticas e sociais. Conclui-se que as instituições de ensino enfrentaram os desafios de, sem perder o compromisso com a produção do conhecimento, superar a pandemia com seus melhores instrumentos: a sabedoria e a coesão social são um atributo do seu currículo na ação, participativo e vivo.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Fernando José de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo como direito e a cultura digital. Revista e-Curriculum, São Paulo, n.12v.02maio/out. 2014.
AMARAL, Maria Nazaré de Camargo Pacheco. Dewey: Filosofia e Experiência Democrática. 1ª edição. São Paulo: Ed. Perspectiva. 2007.
ANDERSON, Lori; KRATHWOHI, David. A taxonomy for Learning, Teaching and Assessing: a revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. New YporL: Addison Wesley Longman, 2001.
Dewey, John. Democracia e Educação. 4. Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1979.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Escola de Políticas Públicas e Governo– FGV-EPPG. Estrutura do curso de graduação em administração pública da FGV EPPG. Disponível em: https://eppg.fgv.br/curso/graduacao/graduacao-em-administracao-publica#estrutura. Acesso em: 20 out. 2022.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Escola de Políticas Públicas e Governo. Projeto Pedagógico do Curso. 2021a. Disponível em repositório institucional. Acesso em: 20 out. 2021.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Escola de Políticas Públicas e Governo. Plano de Ensino e Aprendizagem DEPPG-I. Disponível em repositório institucional. Acesso em: 20 out. 2021b.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Portal. Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/desafios-estrategicos-politicas-publicas-e-governanca-sao-discutidos-alem-sala-aula. Acesso em: 20 out. 2022.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História. Trad. Attílio Brunetta. 13. ed. São Paulo: Editora Vozes. 2012.
LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 8.ed. Porto Alegre: Editora Sulina. 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DCN-AP. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração Pública. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14957-rces001-14&category_slug=janeiro-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2022.
OCDE (2022), Educacion at a Glance. Les indicateurs de l'OCDE,, OECD Publishing, Paris. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance_19991487. Acesso em: 25 de out. de 22.
PAPERT, Seymour. Eight Big Ideas Behind the Constructionist Learning Lab. Unpublished internal document. South Portland, Maine. (1999). Disponível em: http://stager.org/articles/8bigideas.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.
PÉREZ GÓMEZ, Angel I. Ensino para a compreensão. In: SACRISTÁN, J. Gimeno e GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 67-98.
RUPP, Lucila Lerro. A produção audiovisual e o acesso ao não dito: diálogos entre a narrativa de vídeos produzidos por estudantes e suas narrativas orais e textuais. Orientador: Fernando José de Almeida. 2022. 225 p. Tese de doutorado. Em Educação: Currículo. PUC-SP.
SACRISTÁN, José Gimeno. Plano do currículo, plano do ensino: o papel dos professores/as. In: SACRISTÁN, J. Gimeno e GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 197-232
SCRUM.ORG. O que é Scrum? Uma melhor maneira de construir produtos Disponível em: https://www.scrum.org/resources/what-is-scrum . Acesso em: 18/10/2022.
SOSTER, Tatiana. Revelando as essências da educação maker: percepções das teorias e das práticas. 2018. 175 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
SOSTER; Tatiana; FUHRMANN, Tamar; CAMPOS, Fabio. Mapping Assessment Practices in School Makerspaces. In: FABLEAN ASIA 2020 - Constructive Diversity: Role of maker education in building diverse learning environment across cultures. Bangkok, Thailand. Proceedings […]. Suksapattana Foundation, 2020. p. 25-29.
WOLFF, Carolina Gil. Ensino remoto e pandemia: urgências e expressões curriculares da cultura digital. Orientador: Fernando José de Almeida. 2020. 125p. Dissertação de mestrado, em Educação: Currículo da PUC-SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.