ESPAÇOS E TEMPOS DO CURRÍCULO E ESPAÇOS DE AUTOEXPRESSÃO E RESISTÊNCIA DOS JOVENS ESTUDANTES

stories

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70393

Palavras-chave:

Curriculo, Redes Sociais, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Resumo

O artigo explora as narrativas instantâneas ou efêmeras, conhecidas como “stories”, criadas por jovens nas redes sociais digitais, especialmente no Instagram. Essas narrativas são analisadas no contexto educacional, destacando-se como podem ser incorporadas ao currículo escolar para promover autoexpressão, resistência e transformação social. A pesquisa adota uma abordagem teórica crítica para articular os tempos e espaços do currículo com as práticas digitais dos educandos, evidenciando a necessidade de um currículo dinâmico, inclusivo e conectado às experiências culturais e pessoais dos alunos. Essa articulação exemplifica a potência das práticas cotidianas em reconfigurar espaços usuais e criar formas de interação e empoderamento educacional e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria da Graça Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da mesma instituição. 

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade católica de São Paulo, Brasil.

Doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor da mesma instituição.

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2021.

BAJTÍN, Mijaíl. Hacia una filosofía del acto ético. De los borradores y otros escritos. Barcelona: Antrophos, 1997.

BARROS, Laura Santos de. Narrativas efêmeras do cotidiano: um estudo das Stories no Snapchat e no Instagram. 2017. 208f. (Dissertação em Comunicação e Informação) Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11a. reimpressão. Campinas: Papirus. 1996.

CASTRO, Rodrigo Inacio de. Instagram: produção de imagens, cultura mobile e seus possíveis reflexos nas práticas educativas. 2014. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2014.

CERTEAU, Michel de A cultura do plural. Trad. Enid Abreu Dobraászky. 4. Ed. Campinas: Papirus, 1995.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Vol. 1: Artes de Fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 4. Ed. Brasil: Editora Vozes. 1998.

CESARINO, Letícia. O Mundo do avesso: verdade e política na era digital. 1. Ed. São Paulo: UBU, 2022.

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda Lopes. 3. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

DURAN, Marília Claret Geraes. Maneiras de Pensar o Cotidiano com Michel De Certeau. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 115–128, 2007. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4177

ELLSWORTH, Elizabeth. Places of learning: media, architecture, pedagogy. 1. Ed. New York: Routledge, 2004.

FOUCAULT, Michel. Qu'est-ce que la critique?. Société Française de Philosophie, [S. l.], Bulletin,v. 84, n. 2, p. 35-63. 1990.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 5. Ed. São Paulo: Loyola, 1999.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLIX FREITAS, Neli. Representação, simulação, simulacro e imagem na sociedade contemporânea. POLÊM!CA, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 334–340, 2013.

GIROUX, Henry. A. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1983.

GRUMET, Madeleine. Bitter milk: women and teaching. Amherst: University of Massachusetts Press, 1998.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social. uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba. 2012.

LATOUR, Bruno. Redes, sociedades, esferas: reflexões de um teórico ator-rede. Informática na Educação: teoria & prática. [S.l.], v.16, n.1, pp. 23-36, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.36933

LIRA. Ariana Galhardi; GANEN, Aline de Piano; SINHORINI LODI, Aline; ALVARENGA, Marle dos Santos. Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. [S. l.], v. 66, n. 3, p. 164-171, Jul-Sep. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000166

LOPES, Alice Casimiro; Macedo, Elizabeth. Currículo: debates contemporâneos. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MCLAREN, Peter. Life in schools: an introduction to critical pedagogy in the foundations of education. 5. Ed. Boston: Allyn & Bacon, 1998.

OLIVEIRA, Kayo Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães. 1. Ed. Educação e teoria ator-rede: fluxos heterogêneos e conexões. Ilhéus: Editus, 2016.

PINAR, William F. What is curriculum theory? 2. Ed. New York: Routledge, 2004.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. [S. l.], v. 9, n.2, p. 206-216, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200013

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1980.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 11. Ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SILVA, Maria da Graça Moreira da. A desterritorialização e a reterritorialização da educação: corpos e espaços onde habitam. In: ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. De Wuhan a Perdizes: Trajetos educativos.1ª. Ed. São Paulo: Educ São Paulo. 2020. p. 180-189

SOUZA, Joana Dourado França de. Registrar, compartilhar, autodestruir: pedagogias e modos de ser no Instagram Stories. 2018. 106f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2018.

VALLEJO, Irene. Infinito em um junco: a invenção dos livros no mundo antigo. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022.

WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. Campinas: Ed. Unicamp & Cortez Editora, 1999.

Downloads

Publicado

27-08-2024

Como Citar

SILVA, M. da G. M. da; ALMEIDA, F. J. de. ESPAÇOS E TEMPOS DO CURRÍCULO E ESPAÇOS DE AUTOEXPRESSÃO E RESISTÊNCIA DOS JOVENS ESTUDANTES: stories. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70393 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70393. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/70393. Acesso em: 18 dez. 2024.