OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA

como as narrativas pandêmicas se entrelaçaram às práticas curriculares de professores de Química da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64679

Palavras-chave:

Cibercultura, Cotidianos, Multirreferencialidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar parte da pesquisa intitulada “Práticas curriculares cotidianas e formação de professores de Química na cibercultura”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ), na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Cultura. Com o objetivo de compreender como os fenômenos da cibercultura entrelaçaram a pandemia da COVID-19 e o Ensino de Química. Nesse sentido, optamos pela metodologia multirreferencial bricolada com as pesquisas com os cotidianos, e na ciberpesquisa-formação. Essa escolha epistemológica se dá por entendermos que podemos fazer aproximações   e distanciamentos que nos permitem vivenciar a pesquisa por múltiplos caminhos tecendo relações com a ‘práticateoriaprática’. Com isso, mapeamos os principais fenômenos da cibercultura e acionamos dispositivos para traçar conversas online com professores de Química da Educação Básica. Através das narrativas percebemos a autoria nas criações curriculares e como a cibercultura foi fundamental para vivenciar o contexto pandêmico e aproximar os ‘espaçostempos’ entre discentes e docentes.

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Biografia do Autor

Michele Silva de Avelar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutoranda em Educação e Coordenadora Pedagógica no Centro de Tecnologia Educacional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Letícia Aires de Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa EduCiber.

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da mesma instituição.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

AVELAR, M. S. de; FARIAS, L. A. de .; SANTOS, R. dos. OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA: como as narrativas pandêmicas se entrelaçaram às práticas curriculares de professores de Química da Educação Básica. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–10, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64679. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64679. Acesso em: 18 nov. 2024.