CONHECIMENTO CIENTÍFICO E AS FAKE NEWS

um obstáculo epistemológico no ensino de ciências e biologia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66091

Palavras-chave:

Conhecimento científico, Fake News, Obstáculo Epistemológico

Resumo

Este artigo apresenta uma análise teórica, de natureza qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica para tentar esclarecer se as fakes news podem ser caracterizadas como obstáculo epistemológico na aprendizagem do conhecimento científico, nas disciplinas de Ciências e Biologia, no contexto da pandemia da covid-19 e da disseminação de notícias falsas ou fake news. Para desenvolver essa proposta pretende-se identificar na obra de Gaston Bachelard a noção de obstáculo epistemológico ao reconstruir, de modo breve, a narrativa do autor, na tentativa de indicar caminhos para o conhecimento científico e as implicações das fake news nesse processo. Sabe-se que o excesso de informações, a infodemia, apresenta-se como barreira em função da dificuldade de critérios na seleção de informações relevantes e seguras como aliadas no processo educacional. Percebe-se um intenso movimento anticientífico, que não é novo, mas é possível observar seu crescimento mundial nos últimos anos.    Será importante que o educador assuma uma postura investigativa e reflexiva para que o sentimento de fracasso não passe despercebido quando o comportamento instintivo não se apresente em sua prática pedagógica, por ser o detentor do conhecimento porque   dessa forma todo conselho referente aos erros pedagógicos que cometem será absolutamente inútil. Sendo assim, as fake News, configuraram-se em um fenômeno do pensamento fraco ou em obstáculo epistemológico da experiência primeira, que significa deixar-se levar pelo impulso, pelo arrebatamento natural, causado pela informação, sem considerá-la criticamente, porque é na criticidade que o espírito científico se forma e se reforma, retificando saberes, quando não oferecemos resistência ao novo conhecimento.

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Biografia do Autor

Edilce Maria Balbinot Borba, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Professora da mesma instituição.

Marcos Antonio Florczak, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

Doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

13-09-2023

Como Citar

BORBA, E. M. B.; FLORCZAK, M. A. . CONHECIMENTO CIENTÍFICO E AS FAKE NEWS: um obstáculo epistemológico no ensino de ciências e biologia?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–7, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.66091. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66091. Acesso em: 18 dez. 2024.