CURRICULO ESCOLAR E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

BNCC e o Componente Curricular Projeto de Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.67658

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Base Nacional Comum Curricular, Projeto de Vida

Resumo

O presente artigo objetiva discutir concepções de Currículo Escolar a partir de uma abordagem histórica. A iniciativa tem como princípio compreender o currículo contemporâneo expresso a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua intersecção com componentes curriculares contemporâneos emergentes; à saber, o Projeto de Vida. Apoiada na chamada Pedagogia das Competências, a BNCC possui como instrumento norteador uma Agenda para a Juventude (2018) – proveniente do relatório de Competências e Empregos do Banco Mundial (BM); e, em consonância aos aspectos defendidos por Philipe Perrenout (2000) - utiliza como aporte teórico as competências socioemocionais como embasamento para a manutenção de empregos. Desse modo, articulado a atender essa nova demanda, atrelada à legislação brasileira, o componente curricular Projeto de Vida nasce como ementa estrutural que pretende – a longo prazo - garantir o pleno desenvolvimento dos estudantes. Debruçados na teoria crítica, comprovamos a premissa de que – a partir do exposto - há um esvaziamento do saber sistematizado. A disciplina Projeto de Vida expressa uma adequação dos estudantes aos modos de produção capitalista em razão da mera qualificação para funções novas e/ou habituais de trabalhos imediatistas.

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Biografia do Autor

Natália Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  

Camila Aparecida Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Professora na Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

OLIVEIRA, N.; FERREIRA, C. A. CURRICULO ESCOLAR E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: BNCC e o Componente Curricular Projeto de Vida. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e67658, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.67658. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/67658. Acesso em: 8 dez. 2024.