CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EAD

entre diferentes concepções dos professores (as) formadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.67887

Palavras-chave:

Formação Pedagógica, EAD, Currículo Integrado

Resumo

O estudo objetivou destacar as diferentes concepções de currículo integrado dos professores formadores (não licenciados) com ênfase no curso Formação Pedagógica na modalidade de Educação à Distância (EAD), através das suas narrativas. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado possuem os professores formadores do curso da Formação Pedagógica EAD? Pesquisa de abordagem e característica qualitativa, cuja produção dos dados utilizou-se a técnica de entrevistas semiestruturada com os professores formadores. Para análise e discussão dos dados aplicamos o método com base na teoria da Análise de conteúdo (Bardin, 1977). Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso e realizamos as entrevistas. Nas análises definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas a partir das respostas dos professores que se aproximam do referencial teórico sobre o currículo integrado. As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas que possibilitaram novos entendimentos sobre o Currículo Integrado. Constatamos que o currículo integrado em uma instituição de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) viabiliza a integração entre a formação geral, técnica e política, e que se avance para abrir novos caminhos no desenvolvimento das ações pedagógicas e políticas para transformar a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Paslauski Knebel, Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha e Auditora pela mesma Instituição.

Adão Caron Cambraia , Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Doutor em Educação nas Ciências da Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Professor do Instituto Federal Farroupilha.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa edições, 70, 225. 1977.

BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10/05/2022.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10/05/2022.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). (2008). O que é interdisciplinaridade? São Paulo. Cortez. (2001). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo, Edições Loyola.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da História. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. (Tradução de Jussara Haubert Rodrigues). Porto Alegre: Artmed, 1998.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA. Resolução Consup, nº 009, de 26 de abril de 2019. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, 2019-2026. Disponível em https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf. Acesso em: 10 mai.2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA. Resolução Ad Referendum Consup nº 04, de 12 de maio de 2023. Aprova o ajuste curricular e as atualizações no Projeto Pedagógico (PPC) e altera as condições de oferta do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional na modalidade de Educação à Distância. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/38371/e6b6633c136c40c307163d4171f21d56. Acesso em: 18 mai.2023.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MARX, Karl. Processo de trabalho e processo de produzir Mais-valia. In: O Capital 14. Rio de janeiro: Bertrand, 1989.

MILL, Daniel. Docência Virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.

NOSELLA, Paolo. O trabalho como princípio educativo – Palestra na aula inaugural nacional das turmas 2023 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT. Santa Maria. IFFAR, 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/live/06VX5PgnExY?feature=share. Acesso em: 24 mar. 2023.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Org.) Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis: RJ: DP et Alii: Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANTOS, Roberto Elísio. Aplicação da história em quadrinhos. Rev. Univerciência. Vol.08. nº 22, São Paulo: 2001. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i22p46-51

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, n. 34, 2007, p. 152-165. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

SOUZA, Ângelo Ricardo. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p.123-140, dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000300007

SPIES, Ketlin Lugiane; CAMBRAIA, Adão Caron. TPACK no uso das redes sociais numa escola pública. Revista Científica Trajetória Multicursos. v. 9, n.1, jun.jul.ago de 2018.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

WAQUIL, Márcia Paul. Princípios da pesquisa científica em ambientes virtuais de aprendizagem: um olhar fundamentado no olhar do paradigma complexo. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008. 171. f. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/13729. Acesso em: 24 mar. 2023.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

KNEBEL, L. P.; CAMBRAIA , A. C. . CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EAD: entre diferentes concepções dos professores (as) formadores. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e67887 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.67887. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/67887. Acesso em: 18 nov. 2024.