A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.68288

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem baseada em projetos, Currículo, Engenharia intercultural

Resumo

Em tempos de incertezas, mudanças e desafios enfrentados pela Educação Superior, as estratégias de ensino docente podem contribuir para a implantação da aprendizagem ativa na sala de aula. Todavia, as metodologias ativas apresentam controle, monitoramento e avaliação de todo o processo de ensino-aprendizagem, ao passo que as estratégias do ensino docente, não necessariamente têm essa intenção. Sendo assim, as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) são apresentadas de forma estruturada, como candidatas em potencial para uso na Educação Superior. Ademais, são apresentadas novas possibilidades para as estruturas que compõem um currículo, denominadas células curriculares, propostas a partir de quatro modelos: (a) célula curricular que utiliza apenas a metodologia ativa de ABP (modelo A); (b) célula curricular que utiliza apenas a metodologia ativa de ABPj (modelo B); (c) célula curricular híbrida que utiliza as metodologias ativas de ABP e de ABPj (modelo C); e (d) célula curricular híbrida que utiliza as metodologias ativas de ABP e de ABPj, e aulas expositivas dialogadas (modelo D). A partir de pequenas modificações nos modelos B e C das células, é apresentada uma proposta de estruturação do currículo para um Curso de Especialização Lato Sensu em Engenharia Intercultural. Os desafios na implantação das metodologias ativas são enormes, e a busca da inovação curricular não pode vir repentinamente ou radicalmente. De fato, é preciso diálogo, compreensão das práticas estabelecidas e construção de alicerce sólido, para que os envolvidos no processo compreendam a importância da verdadeira transformação.

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Biografia do Autor

Getúlio Antero de Deus Júnior, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Doutor pela Universidade Estadual de Campinas e Professor da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

DEUS JÚNIOR, G. A. de . A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e68288, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.68288. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/68288. Acesso em: 18 dez. 2024.