TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

cotidianos tecidos em/com as redes universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68382

Palavras-chave:

Cotidianos, Tecnologias, Educação, Comunicação, Redes

Resumo

A pesquisa realizada como parte do estágio pós-doutoral objetiva mapear as possibilidades de ampliação da educação em redes de saberesfazeres mediados por tecnologias comunicacionais. Usa o método cotidianista nas perspectivas de Certeau, Ferraço e Alves em consonância com a hermenêutica da complexidade de Morin, a fim de experimentar tecnologias em redes, como modos de promover a educação também em redes, assim como trazer de volta as aprendizagens geradas nessa tessitura social para a sala de aula. Concluímos que espaços de mediação como o podcast, o Tiktok, o Youtube, o Instagram, o Linkedin, os infográficos do Pinterest, o Whatsapp, assim como o livro impresso, as revistas, os museus, os jogos e os eventos acadêmicos são algumas, entre tantas, tecnologias capazes de atrair os olhares e os corações das pessoas para a educação, ao tempo que ressignificam as práticas cotidianas, produzindo diferenças sobre as repetições, muitas vezes (des)aprendidas nas rotinas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudio Renato Zapalá Rabelo, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor na mesma instituição.

Kezia Rodrigues Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora na mesma instituição.

Referências

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Trad. Maria Lúcia Pereira. Campinas, SP: Papirus, 2018.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D´água, 1991.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996.

COSTELLA, Antônio F. Da caverna à galáxia. Comunicação em debate. São Paulo: Moderna, 1997.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

DELUZE, G e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 01. São Paulo: Ed.34, 1995.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Sebastião Nascimento. São Paulo: Ubu editora, 2020.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; PEREZ, Carmem Lúcia Vidal e OLIVEIRA, Inês Barbosa. (orgs). Aprendizagens cotidianas com a pesquisa: novas reflexões em pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Petropolis: DP et Alii, 2008.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., Campinas. Vol.28, n 98. P. 73-95, jan/abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000100005

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GREIMAS, Algirdas Julius. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.

HARD, Michael e NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do império. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2005.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

LEFEBVRE, Henry. A vida cotidiana no mundo moderno. Trad. Alcides João de Barros. São Paulo: Ática, 1991.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARTINS, Evandro Silva. Etimologia de alguns vocábulos referentes à educação. In. Revista Olhares e Trilhas. Uberlandia, Ano VI, n. 6, p. 31-36, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. - 2.ed. – São Paulo: Cortez, 2000.

NUNES, Kezia Rodrigues e GOMES, Maria Regina Lopes. ...e escolas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo (org). ...currículos em redes. Curitiba: CRV, 2016.

RABELO, Cláudio. Faixa preta em publicidade e propaganda. Vitória: GSA, 2018.

RABELO, Cláudio. Sobre os cotidianos menores e as redes hipercurriculares. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo (org). Multiplicidades e diferenças e cotidianos e pesquisas em currículos e.... vol.2. Curitiba: CRV, 2021.

RABELO, Cláudio. A estratégia do cafezinho. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023.

SPINOZA, Baruch. Ética. Tradução de Tomás Tadeu da Silva. São Paulo: Autêntica, 1998.

Downloads

Publicado

23-12-2023

Como Citar

RABELO, C. R. Z. .; NUNES, K. R. . TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: cotidianos tecidos em/com as redes universitárias. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–11, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.68382. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/68382. Acesso em: 6 out. 2024.