CONTRIBUIÇÕES DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS/AS PARA O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

um viés histórico-cultural

Autores

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar, por meio dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, as contribuições que o ensino de arte e a aproximação de artistas contemporâneos/as acrescentam para o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter investigativo, que aproxima os estudos de Elkonin (2017) e Leontiev (2004) em uma abordagem que envolve os estágios do desenvolvimento infantil e a atividade principal de cada um deles na primeira infância, com a arte contemporânea. Primeiramente, relaciona-se o contexto da Educação Infantil e do ensino de arte sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Cultural para o desenvolvimento de crianças na primeira infância. Posteriormente, analisa-se as obras de arte contemporâneas e suas contribuições para a Educação Infantil. Ademais, conclui-se que o ensino da arte, em especial da arte contemporânea, na Educação Infantil traz contribuições para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Os resultados alcançados a partir desta pesquisa evidenciam a importância de o(a) professor(a) estruturar e sistematizar um ensino de arte que supere as atividades mecanizadas, naturalizadas e espontaneístas com crianças, porém, sem recair puramente em um tecnicismo. Defende-se um ensino da arte que possibilite o acesso da criança a conhecimentos históricos e culturais que a humanizem, com ênfase no desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores.

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Biografia do Autor

Bruna Thais Rodrigues Furyama, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Regina Ridão Ribeiro de Paula, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.


Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente na rede pública de Maringá.

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente na Universidade Estadual de Maringá.

Referências

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

FURYAMA, B. T. R. .; PAULA, R. R. R. de; SAITO, H. T. I. CONTRIBUIÇÕES DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS/AS PARA O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um viés histórico-cultural. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68469, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/68469. Acesso em: 9 dez. 2024.

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