O PENSAMENTO FREIREANO NA DÉCADA DE 1950 SOBRE O “DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO DA ALUNA-PROFESSORA”

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Estética, Educação, Arte, Escolinha de Arte do Recife

Resumo

Esta escrita consiste em apresentar o pensamento freireano no início do seu itinerário educacional em Recife, seus colaboradores e algumas das suas contribuições. Traz parte do resultado de uma pesquisa, que buscou fazer um levantamento dos registros na década de 1950, de Paulo Freire, em Recife. Para tanto, detemo-nos no Livro de Atas da Escolinha de Arte do Recife. Como resultado obtivemos dados da participação de Paulo Freire como membro da Direção da Escolinha de Arte do Recife. Com estes documentos foi possível consolidar as ideias de Paulo Freire, contidas numa carta de 1958, que retrata seu comprometimento com o currículo e com a formação estética nos projetos da Escolinha de Arte do Recife. Desta forma, acreditamos que os resultados são relevantes para compreender, tanto sua contribuição para a história do ensino da arte, quanto o lugar da estética na sua concepção de educação.

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Biografia do Autor

Teresinha Vilela, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da Universidade Federal da Paraíba.

Aristóteles Berino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

01-08-2024

Como Citar

VILELA, T.; BERINO, A. O PENSAMENTO FREIREANO NA DÉCADA DE 1950 SOBRE O “DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO DA ALUNA-PROFESSORA”. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68490, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/68490. Acesso em: 9 dez. 2024.

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