“O FUNDAMENTAL É MANTER A APRENDIZAGEM”

a política curricular da cidade de São Paulo em 2020-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69519

Palavras-chave:

Reforma educacional, Política Curricular, Pandemia, Currículo da Cidade

Resumo

O trabalho adota como ponto de partida os distintos modelos organizacionais que operam sobre as escolas e sua relação com a dimensão normativa das políticas – modelos decretados, interpretados, recriados e praticados, que se articulam em uma complexa relação de legitimação, adesão e infidelidades normativas no cotidiano das instituições, aplicando tal referencial à análise das políticas curriculares do município de São Paulo durante a crise pandêmica de COVID-19, estruturadas a partir do Currículo da Cidade. Analisou-se desde documentos de caráter normativo gerais e locais até depoimentos sobre práticas, através de entrevistas com educadoras das escolas pesquisadas. A análise foi organizada em quatro vertentes de implementação das políticas curriculares: projeto político-pedagógico da escola (PPP), formação de professores, materiais didáticos e avaliação. Assim, considerando o debate acerca das reformas gerenciais na educação, o presente trabalho pretende analisar as práticas mobilizadas nas escolas a partir das orientações normativas específicas emanadas em 2020 e 2021. Com enfoque na compreensão da noção de “objetivos de aprendizagem”, discute-se, a partir da literatura, as implicações disso nas políticas curriculares implantadas no Brasil tendo como campo de análise as orientações curriculares do município de São Paulo e a forma que essas orientações mobilizaram a organização escolar, afetando a noção de Educação e de gestão escolar em tempos de crise.

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Biografia do Autor

Bruna Mello, Universidade Federal do ABC, Brasil.

Mestra em políticas públicas pela Universidade Federal do ABC e professora da Rede Pública Municipal de São Paulo. 

Salomão Ximenes , Universidade Federal do ABC, Brasil.

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal do ABC. 

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

MELLO, B. .; XIMENES, S. “O FUNDAMENTAL É MANTER A APRENDIZAGEM”: a política curricular da cidade de São Paulo em 2020-2021. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e69519, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.69519. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/69519. Acesso em: 24 nov. 2024.