CLUBE DE LEITURA ESCREVIVÊNCIAS CIBERFEMINISTAS

construção do desenho didático online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70260

Palavras-chave:

Ciberfeminismo, Clube de leitura on-line, Pesquisa-formação na cibercultura

Resumo

O artigo apresenta o desenho didático arquitetado para o desenvolvimento do clube de leitura EscreVivências Ciberfeministas. O clube é fruto da pesquisa desenvolvida no Estágio de Pós-Doutorado junto à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que teve como objetivo forjar atos de currículo através da criação de um novo dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura realizado no segundo semestre de 2023.  O clube de leitura EscreVivências Ciberfeministas contou com participantes sujeita/e/os graduandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e docentes da rede pública e privada da educação básica. O percurso metodológico se ancora nos aportes da pesquisa-formação, com bases epistêmicas inspiradas na multirreferencialidade, na cibercultura e nos estudos dos/com/nos cotidianos. Trazemos apontamentos sobre a importância da estruturação de cursos on-line pensados a partir da perspectiva de promoção de situações de aprendizagem, pautados na interatividade e hipertextualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Silva Barros, Colégio Pedro II, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Professora no Colégio Pedro II e na Secretaria Muncipal de Educação do Rio de Janeiro.

Edmea Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ARDOINO, Jacques. Pensar a multirreferencialidade. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sergio. Jacques Ardoino & a educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012. p. 87-100.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. O grifo é meu. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 11-22.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

CARINE, Barbara. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2015.

EVARISTO, Conceição. Entrevista: Conceção Evaristo, Escrevendo o futuro [S.l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/revista-digital/artigo/73/entrevista-conceicao-evaristo. Acesso em: 20 jun. 2024.

FERNANDES, Teresinha; SANTOS, Edméa; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismos e expressões contemporâneas: pluralidade de vozes e ativismos. In: SANTOS, Edméa; FERNANDES, Teresinha; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismos e cibereducações: narrativas de mulheres durante a pandemia de Covid-19. Salvador: Edufba, 2022. p. 75-90 . Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36098/1/Ciberfeminismos%20e%20cibereduca%C3%A7%C3%B5es-ri.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.

GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020.

HOOKS, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 3. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.

KILOMBA, Grada. Memórias de Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LEVÝ, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação. Campinas: Pontes Editores, 2020.

MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. Curitiba, PR: CRV, 2015.

MACEDO, Roberto Sidnei. Outras luzes: um rigor intercrítico para uma etnopesquisa política. In: MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL Álamo (Orgs.). Um rigor outro: sobre a questão de qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador: Edufba, 2009. p. 75-126. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523209278.0003

SANTOS, Edmea; SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. Revista em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 105-120, jan. 2009.

SANTOS, Edmea. Educação on-line para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (Orgs.). Educação on-line: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. p. 29-48.

SANTOS, Edmea. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.

SANTOS, Edmea; RANGEL, Leonardo. O caminhar na educação: narrativas de aprendizagem, pesquisa e formação. Ponta Grossa: Atena, 2020. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/livros. Acesso em: 30 nov. 2022.

SANTOS, Edmea. Escrevivências Ciberfeministas: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/escrevivencias-ciberfeministas-e-ciberdocentes-narrativas-de-uma-mulher-durante-a-pandemia-covid-19/. Acesso em: 03 jan. 2023.

SANTOS, Edmea. Educação on-line na pós-graduação stricto sensu: o caso da unidade curricular “Applied Instrucional Design” do Programa de Pós-Graduação on-line em tecnologia educativa da Universidade do Estado de Ohio nos Estados Unidos. Revista Interfaces Científicas, v. 12, n. 1, p. 278-298, 2023. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11537. Acesso em: 13 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p278-298

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

WERNECK, Jurema. Introdução. In: EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro, Pallas, 2015.

VELOSO, Maristela Midlej Araujo; SANTOS, Edmea Oliveira; SALES, Kathia Marise Borges. O racismo cotidiano: um caso de pesquisa etnográfica na cibercultura. Revista Periferia, v. 15, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/periferia/article/view/71243. Acesso em: 25 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2023.71243

Downloads

Publicado

27-08-2024

Como Citar

BARROS, R. S.; SANTOS, E. O. dos. CLUBE DE LEITURA ESCREVIVÊNCIAS CIBERFEMINISTAS: construção do desenho didático online . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70260 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70260. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/70260. Acesso em: 8 dez. 2024.