OS OBJETOS DE CONHECIMENTO PODEM ERRAR DE ENDEREÇO?

destinerrâncias curriculares e cidadania por vir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.71709

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza, Ensino de Ciências, Política do Currículo

Resumo

Neste texto de posicionamento teórico, assumindo uma perspectiva epistemológica e política pós-estrutural, busca-se desenvolver um argumento crítico sobre a significação dos objetos de conhecimento na política curricular das Ciências da Natureza, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como um envio objetivo ao outro, passível de ser unicamente entendido nos fazeres curriculares da relação educativa. Nesse trajeto, ao mobilizar noções filosóficas derridianas como destinerrância, différance, hospitalidade, ao lado de metáforas pós-estruturalistas diversas provenientes do campo do currículo como texto, rede transformativa e conversa complicada, discorre-se sobre a vinculação determinística e instrumental entre aprendizagem de objetos de conhecimento e condutas sociais via significação da cidadania na BNCC, tentando desconstruir os discursos de controle do outro nas relações de produção de sentidos e conhecimento na escolarização. Ao explorar o modo como as noções filosóficas e as teorias curriculares pós-estruturais permitem ressignificar a relação entre o sujeito e o conhecimento no currículo, pensando-os como envios destinerrantes cuja indeterminação exerce papel constitutivo da própria estrutura relacional educativa, defende-se que as perspectivas trabalhadas facultam não apenas a crítica à racionalidades deterministas e prescritivas de currículo expressas nas políticas das Ciências da Natureza na BNCC, como, também, permitem abrir as perspectivas formativas da cidadania à indeterminação, ao imprevisível, ao porvir, forjando espaço para o emergir da diferença no currículo.

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Biografia do Autor

Clívio Pimentel Junior, Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade Federal da Sergipe.

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

PIMENTEL JUNIOR, C. . OS OBJETOS DE CONHECIMENTO PODEM ERRAR DE ENDEREÇO? destinerrâncias curriculares e cidadania por vir. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e71709, 2025. DOI: 10.15687/rec.v18i1.71709. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/71709. Acesso em: 30 mar. 2025.