A diversidade cultural na cidade de Palmas, TO: análise do discurso docente
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9103Resumo
O artigo consta de uma aproximação empírica à realidade educacional atinente à multiculturalidade da cidade de Palmas-TO. O desenho da pesquisa contemplou uma abordagem metodológica qualitativa. A problemática investigada teve como objeto de estudo a valorização da diversidade cultural na escola pública estadual na cidade de Palmas a partir do discurso docente. Os delineamentos da investigação contemplaram o cenário da pesquisa, o instrumento de coleta de dados: entrevista semi- estruturada, o trabalho de campo, a sistematização e a análise de dados: análise de conteúdo. Construímos uma análise do discurso docente. A nosso ver, pelo menos em discurso, observamos ser assegurada essa valorização, mas sem eco na prática pedagógica. Compreendemos, a partir do discurso docente, haver uma necessidade de formação inicial e continuada em torno do estudo do currículo como elemento teórico- metodológico da prática de ensino. Outro ponto analisou o discurso docente frente à proposição das políticas educacionais atinentes à diversidade cultural. Enquanto política, a administração educacional deve proporcionar a formação continuada de professores/professoras para melhor lidar com a diversidade. Esta ponte articula o projeto de sociedade e a feitura dessa via cotidiano escolar.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.