ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS PESQUISAS COM DOCUMENTOS CURRICULARES (nacionais e locais)

escola básica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.30090

Palavras-chave:

Escola Básica, Estado do Conhecimento, BDTD, Currículo

Resumo

Neste trabalho objetivamos analisar parte de resultados obtidos em dissertação de Mestrado, organizada sobre o exercício de mapeamento de dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação em educação entre 1998 a 2013. Vale destacar, que operamos com dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), identificando aquelas produções que minimamente trouxeram estudos sobre as etapas da educação infantil e ensino fundamental, na perspectiva da recontextualização do discurso ideológico sobre a distribuição de conhecimentos. Para tanto, elegemos como categorias de análise, currículo, Escola Básica, Educação Básica, distribuição de conhecimentos, conhecimento (enquanto construções intelectuais historicamente produzidas pela humanidade), qualidade (inclua-se educação de qualidade, qualidade na educação, entre outras variações de uso encontradas, referentes às relações com o conhecimento) e avaliação. Entre os resultados das análises destacamos o pequeno contingente de trabalhos, que se dedicaram ao estudo da distribuição de conhecimentos, bem como a expressiva desigualdade regional na distribuição de teses e dissertações produzidas. Por fim, a linguagem escolhida na educação não é neutra, pois com ela compreendemos a realidade educacional de uma forma e não de outra, destacamos determinados problemas, tomamos posição diante deles e expressamos nossas intenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Rabelo Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Acadêmica do Curso de Doutorado no mesmo Programaultura. 

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

FELDHAUS, D. C. Gestão estratégica e desempenho na educação básica: um estudo multi-caso das escolas catarinenses melhores colocadas na avaliação do IDEB 2009. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107317>. Acesso em: 26 nov. 2015.

GONZAGA, N. M. Qualidade da educação: o que dizem os pesquisadores da área e os professores do ensino fundamental. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. Disponível em:<https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3486>. Acesso em: 26 nov. 2015.

MARQUES, A. R. Neoliberalismo Educativo no contexto do desenvolvimento curricular da Escola Básica (1998- 2013). Dissertação. Campo Grande: UFMS, 2016. 224p.

MATOS, A. M. dos S. Prova Brasil: concepções dos professores sobre a avaliação do rendimento escolar e o ensino de matemática no município de Aracaju (SE). 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012. Disponível em:< https://bdtd.ufs.br/handle/tede/1800>. Acesso em: 26 nov. 2015.

MATHEUS, D. dos S. O discurso da educação de qualidade nas políticas de currículo. 2013. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_5e13de2d2c6de33c2900c1094a0b149>. Acesso em: 27 nov. 2015.

MONTEMÓR, M. L. Autoavaliação institucional: dimensões políticas e gestão democrática. 2013. 121 f. Dissertação(Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/SCAR_212a2eeb7e5782c2676d6f8648a30ffd>. Acesso em: 26 nov. 2015.

ROSA, M. B. A inclusão da instituição escola na cultura digital e a construção de novos paradigmas a partir da iniciação científica na educação básica. 2013. 252 f. Tese(Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013 Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/80523>. Acesso em: 27 nov. 2015.

SILVA, F. C. T. Observatório de cultura escolar (7): produção de conhecimento sobre currículo para a educação infantil, ensino fundamental e educação especial. Campo Grande: UFMS, Pesquisa em andamento, PROPP, 2013.

SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de. A constituição dos saberes escolares na Educação Básica. 2007. 354 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em: <http://repositorio.ufpe.br:8080/xmlui/handle/123456789/4144>. Acesso em: 27 nov. 2015.

Downloads

Publicado

28-04-2017

Como Citar

MARQUES, A. R.; SILVA, F. de C. T. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS PESQUISAS COM DOCUMENTOS CURRICULARES (nacionais e locais) : escola básica brasileira. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 137–145, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.30090. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.30090. Acesso em: 18 nov. 2024.