O curso de pedagogia do Vale do Mamanguape no contexto das atuais diretrizes curriculares nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35588

Palavras-chave:

Pedagogia. Formação de Pedagogos. Docência.

Resumo

Este texto está inserido no bojo do debate teórico e epistemológico acerca da formação do pedagogo, da base curricular constitutiva dos cursos de Pedagogia e do campo de atuação desse profissional voltado, sobretudo, para a área da docência, em consonância com o que rege as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP 1/2006). Do ponto de vista analítico, situa o curso de Pedagogia do Campus IV da UFPB no contexto atual, analisando seu Projeto Político-Pedagógico, as diretrizes que orientam a organização dos cursos de Pedagogia em nível nacional (Resolução CNE/CP 1/2006) e as falas de alguns egressos do referido curso, com o objetivo de compreender os laços constituídos entre a formação inicial recebida e a atuação dos estudantes como pedagogos, sobretudo, pedagogos-docentes. Mesmo diante da possibilidade de atuação do pedagogo nas áreas da docência, da gestão e da pesquisa, o curso de Pedagogia situado no Vale do Mamanguape, vem contribuindo com a educação da região ao formar profissionais para atuarem principalmente na área da docência.

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Biografia do Autor

Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Educação, da UFPB, Campus IV.

Francisca Terezinha Oliveira Alves, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação  pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada I do Departamento de Educação, da UFPB, Campus IV.

Referências

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

FAHEINA, E. F. A.; ALVES, F. T. O. O curso de pedagogia do Vale do Mamanguape no contexto das atuais diretrizes curriculares nacionais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 344–355, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35588. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35588. Acesso em: 25 out. 2021.