A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE

diferenças nas práticas pedagógicas dos professores licenciados e bachareis no curso de educação física em uma IES em Quixadá-CE

Autores

  • Stania Nagila Vasconcelos Carneiro Universidade Estadual do Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0413-7798
  • Alessandra Bandeira Vieira Centro Universitário de Quixadá, Brasil.
  • Mariza Maria Alves Centro Universitário de Quixadá, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.31010

Palavras-chave:

Ensino Superior., Educação Física., Formação de Docentes., Reflexão. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a construção da identidade dos professores em sala de aula da Educação Superior, seus anseios, e como estão encaminhando a melhoria de sua prática docente, além de analisar as diferenças e semelhanças entre licenciatura e bacharelado do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior em Quixadá -Ce. Para isso, fez-se uma pesquisa documental, onde foram analisados os currículos de cada docente, no intuito de averiguarmos suas formações, suas metodologias de ensino e quais práticas utilizam para desenvolver sua profissão, aplicou-se também aos docentes um questionário, a fim de se perceber, a partir de suas metodologias de ensino, a diferença entre a teoria e a prática na formação profissional. Percebeu-se que, apesar dos professores estarem atuando concomitantemente nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UniCatólica, sua atuação está sendo desenvolvida, mesmo que em áreas e clientela diferenciada, competências profissionais semelhantes nos acadêmicos, preocupados com questões que englobam a atuação no mercado de trabalho e toda a sua gama de atribuições no que diz respeito ao desenvolvimento profissional para uma melhor atuação, reflexão e exercício da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stania Nagila Vasconcelos Carneiro, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Doutora em Ciências da Educação pela  Universidade Federal do Rio Grande do Su e Professora assistente da Universidade Estadual do Ceará.

Alessandra Bandeira Vieira, Centro Universitário de Quixadá, Brasil.

Especialista em Docência do Ensino Superior do Centro Universitário Católica de Quixadá e Assistente Financeiro Cont/Revisora de Provas da Faculdade Católica Rainha do Sertão.

Referências

ANASTASIOU, Lea e PESSATE Alves, Leonir. Processos de Ensinagem na Universidade. Joinville, SC, Univille, 2003.

BARROS, J.M.C. A Educação Física e Esportes: Profissão? Revista Kinesis – Ensaios – 11, 5-16. 1993.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá. Edufmt.2005.

CHARLIER, É. “Formar professores profissionais para uma formação contínua articulada à prática”. In: PERRENOUD, P; PAQUAY, L; ALTET, M; CHARLIER, É. (Org.) Formando professors profissionais. Quais estratégias? Quais competências? 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 83-100

CUNHA, M. Isabel, Docência na universidade, cultura e avaliação institucional. Revista Brasileira de Educação. v.11 n.32 maio/ago 2006.

CUNHA, M.I. Inovações Pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Caderno Pedagogia Universitária: São Paulo. 2008.

Escola e Democracia & Pedagogia Histórico-Crítica.

FARIA. Mara A.T de.; in. Competência pedagógica do professor universitário. Disponível em:___http://www.atenas.edu.br/faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTA%20CIENTIFICA%202010/12%20COMPET%C3%8ANCIA%20PEDAG%C3%93GICA.pdf acesso em: 26 out. 2012.

FERREIRA, V.S. As Especificidades da Docência no Ensino Superior. Ver. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n.29, p. 85-99, jan/abr.2010.

FIGUEIREDO, Zenólia Cristina Campos (org), Formação Profissional em Educação Física e o Mundo do Trabalho. Vitória, ES: Gráfica da Faculdade Salesiana, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessários à prática educativa. 16. ed. Editora Paz e Terra: São Paulo, 1996.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar e BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação do professor do Ensino superior: Um processo que se aprende? Revista do centro de Educação UFSM, 2001, vol.29,2011.

KUNZ, Elenor et al. Novas Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Educação Física: justificativa, preposições, argumentações. Revista do CBCE, vol 20(1), p.37-47,1998.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação - visão crítica e perspectivas de mudança. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68.

LIBANEO, José Carlos. Didática. Editora Cortez: São Paulo, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MANOEL, E.J. “Movimento Humano: Considerações acerca do objeto de estudo da Educação Física” – Boletim FIEP, 56 (1):33-9,1986.

MARIZ DE OLIVEIRA, J. G; BETTI, M & MARIZ DE OLIVEIRA, W. Educação Física e o Ensino de Primeiro Grau. São Paulo, EPU/EDUSP,1988.

MARIZ DE OLIVEIRA, J.G. “Educação Física: Tendências e Perspectivas”. ANAIS I Semana de Educação Física – Universidade São Judas Tadeu – São Paulo, p.6-22,1993.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo:

MEDINA, J.P.S. A Educação Física cuida do corpo....e “mente”. Campinas: Ed. Ppirus, 1983.

MOREIRA, W.W. Educação Física e Universidade: Repensar a formação profissional. In PASSOS, Solange C.E. (org) Educação Física e Esportes na Universidade. Brasília: Universidade de Brasília, SEED/MEC,1998

PACHANE, G.G; PEREIRA, E.M.A. A Importância da Formação Didático-Pedagógica e a Construção de um novo perfil para Docentes Universitários. Revista Iberoamericana de Educacion, n. 34/4, jul 2004.

PELLEGRINI, A.M. “A Formação Profissional em Educação Física” In PASSOS, Solange C.E. (org) – Educação Física e Esportes na Universidade Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Física e Desporto, 1988.

PELLEGRINI, Ana Maria. A Formação Profissional em Educação Física. In PASSOS, Solange (org) Educação Física e esportes na universidade Brasília: MEC/SEED/Unb, 1998.

PERRENOUD, P. “Construir competências é virar as costas aos saberes?” In: Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano 03, nº 11, jan. 2000 (p. 15-19)

PERRENOUD, P; ALTET, M; CHARLIER, É; PAQUAY, L. “Fecundas incertezas ou como formar professores antes de ter todas as respostas”. In: PERRENOUD, P; PAQUAY, L; ALTET, M; CHARLIER, É. (Org.) Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 83-100

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, S.G. Formação de Professores – Saberes da Docência e Identidade do Professor. Nuances, Presidente Prudente, v.3, p.05-14, 1997.

SANTOS, B.S. A Universidade no Séculos XXI: para uma reforma democrática e emancipadora da Universidade, 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, D.; Formação de Professores: Aspectos Históricos e Teóricos do problema no Contexto Brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.40, p. 143-155, jan/abr.2009.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 34. ed. rev. Campinas, Autores Associados, 2001. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo; vol. 5). 94 p.

SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Unesp, 1996.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 7.ed. Campinas, Autores Associados, 2000. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo; vol. 40). 122 p.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, Dermeval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise do projeto do MEC.

TANI, G. “Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Física” In PASSOS, Solange C.E. (org) Educação Física e Esportes na Universidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Física e Desporto – 429p,1988.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TOJAL, J.B.G. “A dicotomia Teoria/Prática na Educação Física” ANAIS III Semana de Educação Física – Universidade São Judas Tadeu – São Paulo, p.17-21,1995.

TOJAL, João Batista. Formação de Profissionais de Educação Física e esportes na América Latina. Movimento & Percepção, Espirito Santo de Pinhal, SP, v.5,n.7,jul/dez.2005b.

VALÉRIO, Kátia Modesto e LIBERTO Heloisa. O professor de LE em formação – desafios e possibilidades na era digital. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2011.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

CARNEIRO, S. N. V.; VIEIRA, A. B.; ALVES, M. M. A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE: diferenças nas práticas pedagógicas dos professores licenciados e bachareis no curso de educação física em uma IES em Quixadá-CE. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 527–541, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.31010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.31010. Acesso em: 18 nov. 2024.