A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE
diferenças nas práticas pedagógicas dos professores licenciados e bachareis no curso de educação física em uma IES em Quixadá-CE
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.31010Palavras-chave:
Ensino Superior., Educação Física., Formação de Docentes., Reflexão. Prática Pedagógica.Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a construção da identidade dos professores em sala de aula da Educação Superior, seus anseios, e como estão encaminhando a melhoria de sua prática docente, além de analisar as diferenças e semelhanças entre licenciatura e bacharelado do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior em Quixadá -Ce. Para isso, fez-se uma pesquisa documental, onde foram analisados os currículos de cada docente, no intuito de averiguarmos suas formações, suas metodologias de ensino e quais práticas utilizam para desenvolver sua profissão, aplicou-se também aos docentes um questionário, a fim de se perceber, a partir de suas metodologias de ensino, a diferença entre a teoria e a prática na formação profissional. Percebeu-se que, apesar dos professores estarem atuando concomitantemente nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UniCatólica, sua atuação está sendo desenvolvida, mesmo que em áreas e clientela diferenciada, competências profissionais semelhantes nos acadêmicos, preocupados com questões que englobam a atuação no mercado de trabalho e toda a sua gama de atribuições no que diz respeito ao desenvolvimento profissional para uma melhor atuação, reflexão e exercício da profissão.
Downloads
Métricas
Referências
ANASTASIOU, Lea e PESSATE Alves, Leonir. Processos de Ensinagem na Universidade. Joinville, SC, Univille, 2003.
BARROS, J.M.C. A Educação Física e Esportes: Profissão? Revista Kinesis – Ensaios – 11, 5-16. 1993.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá. Edufmt.2005.
CHARLIER, É. “Formar professores profissionais para uma formação contínua articulada à prática”. In: PERRENOUD, P; PAQUAY, L; ALTET, M; CHARLIER, É. (Org.) Formando professors profissionais. Quais estratégias? Quais competências? 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 83-100
CUNHA, M. Isabel, Docência na universidade, cultura e avaliação institucional. Revista Brasileira de Educação. v.11 n.32 maio/ago 2006.
CUNHA, M.I. Inovações Pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Caderno Pedagogia Universitária: São Paulo. 2008.
Escola e Democracia & Pedagogia Histórico-Crítica.
FARIA. Mara A.T de.; in. Competência pedagógica do professor universitário. Disponível em:___http://www.atenas.edu.br/faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTA%20CIENTIFICA%202010/12%20COMPET%C3%8ANCIA%20PEDAG%C3%93GICA.pdf acesso em: 26 out. 2012.
FERREIRA, V.S. As Especificidades da Docência no Ensino Superior. Ver. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n.29, p. 85-99, jan/abr.2010.
FIGUEIREDO, Zenólia Cristina Campos (org), Formação Profissional em Educação Física e o Mundo do Trabalho. Vitória, ES: Gráfica da Faculdade Salesiana, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessários à prática educativa. 16. ed. Editora Paz e Terra: São Paulo, 1996.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar e BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação do professor do Ensino superior: Um processo que se aprende? Revista do centro de Educação UFSM, 2001, vol.29,2011.
KUNZ, Elenor et al. Novas Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Educação Física: justificativa, preposições, argumentações. Revista do CBCE, vol 20(1), p.37-47,1998.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação - visão crítica e perspectivas de mudança. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68.
LIBANEO, José Carlos. Didática. Editora Cortez: São Paulo, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MANOEL, E.J. “Movimento Humano: Considerações acerca do objeto de estudo da Educação Física” – Boletim FIEP, 56 (1):33-9,1986.
MARIZ DE OLIVEIRA, J. G; BETTI, M & MARIZ DE OLIVEIRA, W. Educação Física e o Ensino de Primeiro Grau. São Paulo, EPU/EDUSP,1988.
MARIZ DE OLIVEIRA, J.G. “Educação Física: Tendências e Perspectivas”. ANAIS I Semana de Educação Física – Universidade São Judas Tadeu – São Paulo, p.6-22,1993.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo:
MEDINA, J.P.S. A Educação Física cuida do corpo....e “mente”. Campinas: Ed. Ppirus, 1983.
MOREIRA, W.W. Educação Física e Universidade: Repensar a formação profissional. In PASSOS, Solange C.E. (org) Educação Física e Esportes na Universidade. Brasília: Universidade de Brasília, SEED/MEC,1998
PACHANE, G.G; PEREIRA, E.M.A. A Importância da Formação Didático-Pedagógica e a Construção de um novo perfil para Docentes Universitários. Revista Iberoamericana de Educacion, n. 34/4, jul 2004.
PELLEGRINI, A.M. “A Formação Profissional em Educação Física” In PASSOS, Solange C.E. (org) – Educação Física e Esportes na Universidade Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Física e Desporto, 1988.
PELLEGRINI, Ana Maria. A Formação Profissional em Educação Física. In PASSOS, Solange (org) Educação Física e esportes na universidade Brasília: MEC/SEED/Unb, 1998.
PERRENOUD, P. “Construir competências é virar as costas aos saberes?” In: Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano 03, nº 11, jan. 2000 (p. 15-19)
PERRENOUD, P; ALTET, M; CHARLIER, É; PAQUAY, L. “Fecundas incertezas ou como formar professores antes de ter todas as respostas”. In: PERRENOUD, P; PAQUAY, L; ALTET, M; CHARLIER, É. (Org.) Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 83-100
PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, S.G. Formação de Professores – Saberes da Docência e Identidade do Professor. Nuances, Presidente Prudente, v.3, p.05-14, 1997.
SANTOS, B.S. A Universidade no Séculos XXI: para uma reforma democrática e emancipadora da Universidade, 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SAVIANI, D.; Formação de Professores: Aspectos Históricos e Teóricos do problema no Contexto Brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.40, p. 143-155, jan/abr.2009.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 34. ed. rev. Campinas, Autores Associados, 2001. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo; vol. 5). 94 p.
SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Unesp, 1996.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 7.ed. Campinas, Autores Associados, 2000. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo; vol. 40). 122 p.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise do projeto do MEC.
TANI, G. “Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Física” In PASSOS, Solange C.E. (org) Educação Física e Esportes na Universidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Física e Desporto – 429p,1988.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TOJAL, J.B.G. “A dicotomia Teoria/Prática na Educação Física” ANAIS III Semana de Educação Física – Universidade São Judas Tadeu – São Paulo, p.17-21,1995.
TOJAL, João Batista. Formação de Profissionais de Educação Física e esportes na América Latina. Movimento & Percepção, Espirito Santo de Pinhal, SP, v.5,n.7,jul/dez.2005b.
VALÉRIO, Kátia Modesto e LIBERTO Heloisa. O professor de LE em formação – desafios e possibilidades na era digital. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.