CURRÍCULO POR PROJETOS

repercussões para a inovação na Educação Superior e no Ensino de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.28548

Palavras-chave:

Projetos, Currículo, Educação Superior, Ensino de Engenharia

Resumo

Este estudo traz para reflexão os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar a viabilidade de um currículo por projetos se constituir em uma inovação no ensino superior. Um estudo teórico sobre currículo e sobre projectos deu origem às categorias analíticas. A pesquisa de campo teve lugar na Universidade Federal Paraná- campus Litoral, instituição esta que desenvolve uma organização curricular alternativa e uma proposta pedagógica baseada em projetos. Os dados levantados a partir de entrevistas, observação e análise de documentos levaram a elaboração das categorias empíricas. A triangulação das categorias analíticas e empíricas trouxe indicadores que apontam para o potencial de inovação do currículo por projetos ao ser capaz de articular um conjunto de elementos considerados como relevantes para uma nova práxis na Educação Superior. A partir dos resultados da pesquisa, discute-se o potencial do currículo por projetos para criar novos cenários na educação em engenharia.

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Biografia do Autor

Elize Keller-Franco, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É  Docente no curso de Pedagogia e no Mestrado do Centro Universitário Adventista Engenheiro Coelho.

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutor em Psicologia Educacional pela ontifícia Universidade Católica de São Paulo e Livre Docente em Didática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

26-04-2018

Como Citar

KELLER-FRANCO, E.; MASETTO, M. T. . CURRÍCULO POR PROJETOS: repercussões para a inovação na Educação Superior e no Ensino de Engenharia. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 14–28, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.28548. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v1n11.28548. Acesso em: 24 abr. 2024.