CURRÍCULO POR PROJETOS
repercussões para a inovação na Educação Superior e no Ensino de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.28548Palavras-chave:
Projetos, Currículo, Educação Superior, Ensino de EngenhariaResumo
Este estudo traz para reflexão os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar a viabilidade de um currículo por projetos se constituir em uma inovação no ensino superior. Um estudo teórico sobre currículo e sobre projectos deu origem às categorias analíticas. A pesquisa de campo teve lugar na Universidade Federal Paraná- campus Litoral, instituição esta que desenvolve uma organização curricular alternativa e uma proposta pedagógica baseada em projetos. Os dados levantados a partir de entrevistas, observação e análise de documentos levaram a elaboração das categorias empíricas. A triangulação das categorias analíticas e empíricas trouxe indicadores que apontam para o potencial de inovação do currículo por projetos ao ser capaz de articular um conjunto de elementos considerados como relevantes para uma nova práxis na Educação Superior. A partir dos resultados da pesquisa, discute-se o potencial do currículo por projetos para criar novos cenários na educação em engenharia.
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