ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
proposta para avaliação do Programa do Ensino Básico São-tomense
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694Palavras-chave:
Aprendizagem da Língua Portuguesa, Avaliação, Programa Oficial de Ensino, Referencial de Avaliação, São Tomé e PríncipeResumo
No âmbito de um projeto de investigação em desenvolvimento, com o foco na formação em serviço de professores de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Básico (EB) de São Tomé, este artigo tem como objetivos: i) Evidenciar o que a investigação defende acerca da avaliação enquanto potenciadora da aprendizagem; ii) Caracterizar o contexto de ensino são-tomense, com enfoque no EB, no seu sistema de avaliação e na importância atribuída à LP; iii) Contribuir para a construção de um referencial de avaliação de programas oficiais de ensino. A abordagem metodológica caracteriza-se pela análise documental, tendo-se analisado os Programas do EB de São Tomé e Príncipe, bem como outros documentos que, dada a importância de se considerar o contexto e a função do Programa oficial, serviram de base para a interpretação do objeto de estudo.
Downloads
Métricas
Referências
ANÇÃ, M. H. et al. O papel da Educação em Português na promoção e difusão da língua – um estudo com um grupo de estagiárias. Revista Lusófona de Educação, v. 27, p. 127–142, 2014.
COSTA, J. et al. Conhecimento Explícito da Língua. Guião de implementação do Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: ME/DGIDC, 2011.
COUTINHO, C. P. Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. 2. ed. Coimbra: Edições Almedina, 2016.
CUSTÓDIO, P. B. O novo Programa de Português para o 1o Ciclo do Ensino Básico: Orientações e Perspectivas. Exedra, n. 9, p. 235–244, 2010.
DUARTE, R. et al. Programa de Língua Portuguesa/Português: uma visão diacrónica. Lisboa: Ministério da Educação/DGIDC, 2008a.
DUARTE, R. et al. Posição dos docentes relativamente ao ensino da língua portuguesa. Lisboa: Ministério da Educação/DGIDC, 2008b.
FERNANDES, D. A avaliação de programas e projetos educacionais: das questões teóricas às questões mais práticas. In: FERNANDES, D. (Ed.). . Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável. Pinhais: Editora Melo, 2011. p. 185–208.
GONÇALVES, M. DE L. S. Desenvolvimento profissional e educação em línguas: potencialidades e constrangimentos em contexto escolar. [s.l.] Universidade de Aveiro, 2011.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA [INE]. Características Educacionais da População, IV Recenseamento Geral da População e Habitação - 2012. São Tomé, São Tomé e Príncipe: INE, 2014.
KRIKAS, V. Curriculum Evaluation in Greece. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, v. 6, n. 12, p. 177–191, 2009.
KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. DE L. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. 4o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 6o Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. Anais...2015
MARTINS, I.; CANDEIAS, I.; COSTA, N. Avaliação e regulação do desempenho profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010.
MENDONÇA, M. C. Referenciais de competências: uma proposta para avaliar a adequabilidade da formação superior em saúde ao mercado de trabalho. [s.l.] Tese de Doutoramento em Educação. Aveiro: Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA [ME/DEB]. Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA [ME/DEB]. Organização Curricular e Programas - Ensino Básico. Lisboa: ME/DEB, 1991.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/DIREÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR [ME/DGIDC]. Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa: ME/DGIDC, 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/GAERI (ED.). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: ASA Editores, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [ME]. Objectivos Gerais de Ciclo do Ensino Básico – 1o, 2o e 3o Ciclos. Lisboa: Direcção Geral dos Ensinos Básico e Secundário, 1993.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [ME]. Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário. [s.l.] Portaria n.o 1488/2004, Diário da República, I-B Série, n.o 300, 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA [MEC]. Proposta Curricular do Ensino (1.a a 4.a classe). Revisão Curricular dos Programas para a 5.a e 6.a classes do Ensino Básico da República Democrática de S. Tomé e Príncipe. São Tomé, São Tomé e Príncipe: MEC/UNICEF, 2010.
QUEIROZ, D. M. DE. A Avaliação Como Acompanhamento Sistêmico da Aprendizagem. [s.l.] Tese de Doutoramento em Ciências da Educação. Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação., 2010.
ROLDÃO, M. DO C. Gestão Curricular – Fundamentos e Práticas. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, 1999.
ROLDÃO, M. DO C.; FERRO, N. O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, v. 26, n. 63, p. 570–594, 2015.
ROLDÃO, M. DO C.; NUNES, L.; SILVEIRA, T. Relatório do Projecto “Reflexão Participada sobre os Currículos do Ensino Básico”. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, 1997.
SANTOS, L.; TEIXEIRA, M.; CAMPOS, N. Formar para o ensino de Português em São Tomé e Príncipe: Desafios. In: ESTRELA, T. (Ed.). . Educação, Economia e Território - o papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE, 2014. p. 1220–1229.
SIM-SIM, I.; DUARTE, I.; FERRAZ, M. J. A Língua Materna na Educação Básica: Competências Nucleares e Níveis de Desempenho. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento de Educação Básica, 1997.
SOUSA, J. M. Avaliação Curricular e Paradigmas. Revista Tempos e Espaços em Educação, n. 11, p. 9–16, 2014.
TEIXEIRA, M. Relación entre gramática y escritura en el currículo de Lengua Portuguesa. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, v. 7, n. 2, p. 1–20, 2014.
TEIXEIRA, M. A língua portuguesa em São Tomé e Príncipe. Como ensinar(?). II Encontro FEP. Formação e ensino do Português - ensino básico. Anais...Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra, 2016.
TEIXEIRA, M.; CORREIA, R. R.; NEVES, E. F. Leitura, Escrita e Gramática à luz dos normativos legais. (M. J. Marçalo et al., Eds.)Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Anais...Universidade de Évora, 2010
TOMAZ, A. C. Supervisão curricular e cidadania: novos desafios à formação de professores. [s.l.] Tese de Doutoramento em Didática. Aveiro: Universidade de Aveiro, Departamento de Didática e Tecnologia Educativa, 2007.
VIANNA, H. M. Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. Estudos em Avaliação Educacional, v. 16, n. 32, p. 43–56, 2005.
ZABALZA, M. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Rio Tinto: ASA, 1992.
Legislação
Decreto-Lei n.º 286/89. Diário da República, I série, n.º 198, de 29 de agosto de 1989. Portugal.
Despacho n.º 11421/2014. Diário da República, 2ª série, n.º 175, de 11 de setembro de 2014. Portugal.
Despacho n.º 7442-D/2015. Diário da República, 2ª série, n.º 129, de 6 de julho de 2015. Portugal.
Lei n.º 2/2003. Diário da República, n.º 7, de 2 de junho de 2003. São Tomé e Príncipe.
Lei n.º 47/2006. Diário da República, 1.ª série, n.º 165, de 28 de agosto de 2006. Portugal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.