A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NACIONAL COMUM NO PNE

problematizações a partir do paradigma Neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.38742

Palavras-chave:

Currículo, PNE, Neoliberalismo

Resumo

Este ensaio tem por objetivo problematizar a concepção de “currículo comum” veiculada no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2014), que fundamenta legalmente a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 15 de dezembro de 2017. Fazendo um diálogo teórico a partir de Ball (2011; 2014); Macedo (2014; 2015); Frangella (2015), dentre outros autores, discutimos o contexto das políticas educacionais no viés do paradigma do novo Neoliberalismo e o processo de mundialização das políticas educacionais de cunho mercadológicos. Nesse preâmbulo, problematizamos a concepção de currículo relacionada a expressão “direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento comum a todos” contida em estratégias do PNE, em uma perspectiva de controle e homogeneização dos conhecimentos que devem ser transmitidos nas escolas. Defendemos a concepção de currículo como campo cultural híbrido, constituindo-se em um movimento que gera significados, identidades e diferenças.

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Biografia do Autor

Joana Dark Andrade de Sousa, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Pernambuco.

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

26-04-2018

Como Citar

SOUSA, J. D. A. de; ARAGÃO, W. H. A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NACIONAL COMUM NO PNE: problematizações a partir do paradigma Neoliberal. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 3–13, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.38742. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v1n11.39794. Acesso em: 18 nov. 2024.