LUZ E SOMBRA NO PERCURSO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40195Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural, Currículo, Educação Infantil, EnsinoResumo
O artigo apresenta a trajetória de constituição da rede municipal de Educação Infantil de Araraquara/SP, revelando o movimento de avanços e descontinuidade de políticas e ações com vistas à consolidação de uma proposta curricular que expresse as especificidades daquela rede, ao mesmo tempo em que visa, pioneiramente, superar a hegemônica e prevalecente concepção assistencialista do então pré-escolar. Buscamos demonstrar as contradições próprias dos processos históricos que, ora produziram cenários locais dissidentes das políticas nacionais, ora as incorporaram. Por meio de um recorte nas duas últimas décadas contextualizamos as últimas reflexões e iniciativas que precederam e originaram a criação do Programa Cresça e Apareça, programa de formação continuada de educadores e professores daquela rede, que tinha por finalidade e sob os preceitos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, repensar os conteúdos necessários à humanização das crianças, incorporá-los às práticas dos educadores e professores, em substituição à tendência nelas evidenciada, em sublimar o ensino de conceitos e desenvolvimento de novas habilidades exigidas para consolidar nas crianças, sua condição de sujeitos sócio históricos. O programa tinha ainda o objetivo de escrever uma nova Proposta Curricular. Revelamos os passos que foram dados no interior do Programa Cresça e Apareça, reafirmando nossa compreensão de que o ensino sistemático e intencional da experiência coletiva, sintetizada nas ciências, oferecido às crianças que frequentam a Educação Infantil, tem a prerrogativa de assegurar-lhes o desenvolvimento pleno de sua humanização.
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