EDUCAÇÃO FÍSICA E PENSAMENTO TEÓRICO

uma relação possível e necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40466

Palavras-chave:

Ensino Desenvolvimental, Essencial-geral, Educação Física

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a proposição de ensino que acreditamos efetivamente elevar o pensamento dos alunos a uma condição de pensamento teórico, o ensino desenvolvimental. A proposta tem como ponto de partida o essencial-geral dos objetos de estudo. Sendo assim, nos perguntamos pelo essencial-geral da Educação Física. Consideramos com maior proximidade do real as atividades da cultura corporal que se expressam nas relações essenciais – criação de uma imagem artística corporal, controle da ação corporal do outro e domínio da própria ação corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Bruno Beloli Milioli, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Escola Superior de Criciúma e da Rede Municipal de Criciúma.

 

Referências

BOCCATO, Vera R. Metodologia da Pesquisa Bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v.18, n. 3, p. 265-274, set-dez, 2006.

DAVÍDOV, Vasili V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú, Rússia: Progreso, 1988.

DAVIDOV, Vasili V. O que é atividade de estudo. Revista Escola Inicial, Santiago, n. 7. p.1-9. 1999a.

DAVYDOV Vasili V. A new approach to the iterpretation of activity structure and content. In: HEDEGAARD, M.; JENSEN, U. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus, Dinamarca: Aarhus University Press. 1999b.

DAVÝDOV, Vasili V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3 ed. Habana, Cuba: Pueblo y Educación, 1982.

DEMO, Pedro. Pesquisa, Princípio Científico e Educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, (2006).

GALPERIM, Piotr Y.; ZAPORÓZHETS, Alexander V.; ELKONIN, Daniil B. Los problemas de la formación de conocimientos y capacidades em lós escolares y lós nuevos métodos de enseñanza em la escuela. In: SHUARE, Martha (Comp.). La psicologia evolutiva y pedagógica em La URSS. Moscú, Rússia: Progreso, 1987.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí, Brasil: Unijuí, 1991.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, Brasil: Unijuí, 1994.

KUNZ, Elenor; SURDI, Aguinaldo; ARAÚJO, Lísia; DOMINGUES, Soraya. Ontologia do movimento humano: teoria do “se-movimentar” humano. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 112, set/dez, 2010.

KUNZ, Elenor; TREBELS, Andrea. Educação Física Crítico-Emancipatória. Ijuí: Unijuí, 2006.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.

LESSA, Sergio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 15 ed. São Paulo: Ed. Loyola, 1998.

LIBÂNEO, José C; FREITAS, Raquel M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (Org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia, Brasil: Edufu, 2013.

LONGAREZI, Andréa M; PUENTES, Roberto V. Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu. 2013.

LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARTINS, Ligia M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2013.

NASCIMENTO, Carolina. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. (2014).

RUBINSTEIN. Sergei L. Princípios de psicologia geral. V. 7. Lisboa: Estampa, 1977.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 41 ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

SOARES, Carmen L.; TAFFAREL, Celi N. Z.; VARJAL, Elizabeth; CASTELANI FILHO, Lino, ESCOBAR, Micheli O.; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TREBELS, Andrea. A concepção dialógica do movimento humano – uma teoria do “Se-movimentar”. In: KUNZ, Elenor; TREBELS, Andrea (Orgs.). Educação Física Crítico- Emancipatória. Ijuí: Unijuí, 2006.

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

ORTIGARA, V.; MILIOLI, B. B. EDUCAÇÃO FÍSICA E PENSAMENTO TEÓRICO: uma relação possível e necessária. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 188–198, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40466. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40466. Acesso em: 18 nov. 2024.