EDUCAÇÃO FÍSICA E PENSAMENTO TEÓRICO
uma relação possível e necessária
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40466Palavras-chave:
Ensino Desenvolvimental, Essencial-geral, Educação FísicaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a proposição de ensino que acreditamos efetivamente elevar o pensamento dos alunos a uma condição de pensamento teórico, o ensino desenvolvimental. A proposta tem como ponto de partida o essencial-geral dos objetos de estudo. Sendo assim, nos perguntamos pelo essencial-geral da Educação Física. Consideramos com maior proximidade do real as atividades da cultura corporal que se expressam nas relações essenciais – criação de uma imagem artística corporal, controle da ação corporal do outro e domínio da própria ação corporal.
Downloads
Métricas
Referências
BOCCATO, Vera R. Metodologia da Pesquisa Bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v.18, n. 3, p. 265-274, set-dez, 2006.
DAVÍDOV, Vasili V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú, Rússia: Progreso, 1988.
DAVIDOV, Vasili V. O que é atividade de estudo. Revista Escola Inicial, Santiago, n. 7. p.1-9. 1999a.
DAVYDOV Vasili V. A new approach to the iterpretation of activity structure and content. In: HEDEGAARD, M.; JENSEN, U. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus, Dinamarca: Aarhus University Press. 1999b.
DAVÝDOV, Vasili V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3 ed. Habana, Cuba: Pueblo y Educación, 1982.
DEMO, Pedro. Pesquisa, Princípio Científico e Educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, (2006).
GALPERIM, Piotr Y.; ZAPORÓZHETS, Alexander V.; ELKONIN, Daniil B. Los problemas de la formación de conocimientos y capacidades em lós escolares y lós nuevos métodos de enseñanza em la escuela. In: SHUARE, Martha (Comp.). La psicologia evolutiva y pedagógica em La URSS. Moscú, Rússia: Progreso, 1987.
KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí, Brasil: Unijuí, 1991.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, Brasil: Unijuí, 1994.
KUNZ, Elenor; SURDI, Aguinaldo; ARAÚJO, Lísia; DOMINGUES, Soraya. Ontologia do movimento humano: teoria do “se-movimentar” humano. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 112, set/dez, 2010.
KUNZ, Elenor; TREBELS, Andrea. Educação Física Crítico-Emancipatória. Ijuí: Unijuí, 2006.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.
LESSA, Sergio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 15 ed. São Paulo: Ed. Loyola, 1998.
LIBÂNEO, José C; FREITAS, Raquel M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (Org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia, Brasil: Edufu, 2013.
LONGAREZI, Andréa M; PUENTES, Roberto V. Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu. 2013.
LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARTINS, Ligia M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2013.
NASCIMENTO, Carolina. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. (2014).
RUBINSTEIN. Sergei L. Princípios de psicologia geral. V. 7. Lisboa: Estampa, 1977.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 41 ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
SOARES, Carmen L.; TAFFAREL, Celi N. Z.; VARJAL, Elizabeth; CASTELANI FILHO, Lino, ESCOBAR, Micheli O.; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TREBELS, Andrea. A concepção dialógica do movimento humano – uma teoria do “Se-movimentar”. In: KUNZ, Elenor; TREBELS, Andrea (Orgs.). Educação Física Crítico- Emancipatória. Ijuí: Unijuí, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.