REUNI E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR

o caso do curso de Pedagogia da UFAL-Campus Arapiraca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.33777

Palavras-chave:

REUNI, Flexibilização Curricular, Curso de Pedagogia

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a experiência formativa da primeira turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus Arapiraca. O referido curso apresenta uma estrutura curricular flexibilizada em Troncos de Conhecimento, obedecendo ao princípio economicista do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) de expandir a educação superior pública por meio do melhor aproveitamento das estruturas física e humana das universidades federais, oferecendo, aos seus graduandos, um itinerário formativo diferenciado. Objetiva-se, pois, analisar o processo de implementação da flexibilização curricular no curso de Pedagogia da UFAL-Campus Arapiraca e refletir, por meio da análise de conteúdo, como gestores, professores e alunos da primeira turma do referido curso se apropriaram, em suas respectivas práticas, desse formato curricular flexibilizado. Palavras-chave: REUNI. Flexibilização Curricular. Curso de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lavoisier Almeida Santos, Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

Doutor em Linguística e Literatura pela Universidade Federal de Alagoas e Professor de Língua Portuguesa pela rede Estadual de Sergipe e de Alagoas.

Referências

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007a. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni. Brasília, 24 abr. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 10 de outubro de 2012.

_______. Reuni. Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: Diretrizes Gerais. Brasília, Agosto de 2007b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf. Acesso: 20 ago. 2014.

CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar; SOBRINHO, Helson Flávio da Silva. Das questões fundantes do discurso à instância da política: uma síntese de múltiplas determinações. Leitura: Revista do programa de pós-graduação em Letras da UFAL, Maceió, n. 50, p. 83-108, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. Ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

WESKA, Adriana Rigon. O programa REUNI na Universidade Federal de Juiz de Fora. 2012. 92f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

FONSECA, Davi. O REUNI e a expansão precarizada da Universidade brasileira no contexto da crise estrutural do Capital. 2013.144f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

OLIVEIRA, Eliana de. Análise de conteúdo e pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional: Revista do PPGE da PUCPR. Curitiba, v. 4, n.9, p.11-27, maio/ago. 2003.

PAULA, Cristina Maria de. Neoliberalismo e reestruturação da Educação Superior no Brasil: o REUNI como estratégia do governo Lula e da burguesia brasileira para subordinar a Universidade à lógica do atual estágio de acumulação do capital. 2009. 246f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

SANTOS, Lavoisier Almeida dos. Reforma universitária e flexibilização curricular: uma análise do REUNI no agreste alagoano. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.

SGUISSARDI, Valdemar. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 105, p. 991-1022, 2008.

SILVA JUNIOR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Universidade Pública brasileira no Século XXI: educação superior orientada para o mercado e intensificação do trabalho docente. Espacios en Blanco. Revista de Educación, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buen’’os: Aires Buenos Aires, Argentina, n. 23, junio, p. 119-156, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento institucional (2000-2003). Maceió, 2000.

______. Projeto de Interiorização da Universidade Federal de Alagoas: uma expansão necessária. Maceió, 2005.

______. Plano de Desenvolvimento institucional (2006-2008). Maceió, 2006.

______. Plano de Desenvolvimento institucional (2008-2012). Maceió, 2008.

______. Plano de Desenvolvimento institucional (2013-2017). Maceió, 2013.

______. PROJETO REUNI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (2008-2012). Maceió, 2007.

______. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA. Arapiraca, 2014. Disponível em http://www.ufal.edu.br/arapiraca/graduacao/pedagogia/projeto-pedagogico/ppc-pedagogia/view. Acesso em 15 mar. 2015.

_______. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA. Arapiraca, 2010. Disponível em http://www.ufal.edu.br/arquivos/prograd/cursos/campus-arapiraca/Pedagogia%20-%20UFAL%20Arapiraca.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.

WESKA, Adriana Rigon. O programa REUNI na Universidade Federal de Juiz de Fora. 2012. 92f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

SANTOS, L. A. REUNI E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: o caso do curso de Pedagogia da UFAL-Campus Arapiraca. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 11, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.33777. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v3n11.33777. Acesso em: 18 nov. 2024.