"CONVENTO ECO-EMPREENDE"
um projeto comunitário de Educação Socioambiental para o empoderamento, na sociedade do Bem Viver do Equador.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.39503Palavras-chave:
Educação Socioambiental, Agroecologia, Empoderamento Comunitário, Bem Viver, Convento Eco-EmpreendeResumo
Diante da crise socioambiental e civilizadora atual, é necessário tomar ações que permitam o empoderamento das pessoas e suas comunidades, com o fim de promover as transformações nos seus estilos de vida e avançar para a sociedade do Bom viver. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo divulgar o projeto “Convento Eco-empreende”. Trata-se de uma experiência eco-pedagógica que constitui uma alternativa comunitária através dos processos da educação socioambiental, a construção de um horto agroecológico e a criação de processos de empreendedorismo solidário. Como resultado, são mostrados os processos de capacitação de um grupo de pessoas da comunidade rural do Convento na costa equatoriana. Em suma, conclui-se que a educação socioambiental requer um diálogo de saberes que integre o conhecimento científico com a sabedoria ancestral das comunidades.
Downloads
Métricas
Referências
Leff, E. (2006). Complejidad, racionalidad ambiental y diálogo de saberes. Presentado en el I Congreso internacional interdisciplinar de participación, animación e intervención socioeducativa en Barcelona. Centro nacional de educación ambiental. Recuperado de: http://www.mapama.gob.es/es/ceneam/articulos-de-opinion/2006_01eleff_tcm7-53048.pdf
Morín, E., y Kern, A. B. (2006). La agonía planetaria. In Tierra-Patria (1a ed. 3a, pp. 71–114). Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión.
Najmanovich, D. (2009). Epistemología y Nuevos Paradigmas en Educación. Educar y aprender en la sociedad-red.
Novo, M. (2009). El desarrollo sostenible. Su dimensión ambiental y educativa. Madrid: Ed. Universitas.
Saul, J. (1995). The Unconscious Civilization. Concord, Ontario: Anansi Press.
Selener, Daniel (1996). Manual de sistematización participativa. Instituto Internacional de Re- construcción Rural (IIRR).
Shiva, V. (1993). Monocultures of the Mind. Perspectives on Biodiversity and Biotechnology. New York: Zed Books.
Soler, P.; Planas, A.; Ribot-Horas, A. y Ciraso-Calí, A. (2014). Empoderamiento en la comunidad. El diseño de un sistema abierto de indicadores a partir de procesos de evaluación participativa. 49–77. http://doi.org/10.7179/PSRI
UNESCO (1978). Intergovernmental Conference on Environmental Education. Tbilisi (USSR). Final Report. Paris: UNESCO.
UNITED NATIONS (1987). Report of the World Commission on Environment and Development. “Our Common Future”. General Assembly.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.