PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
outras epistemologias
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41022Palavras-chave:
Participação, Comunidade, Libertação, Gênero, EpistemologiaResumo
Esse texto visa discutir outras epistemologias a partir da proposta de participação comunitária dos povos da Floresta Nacional de Tefé (Flona-Tefé). Durante essa caminhada de pesquisa e reflexão no interior do Amazonas, fui percebendo que o termo comunidade ocupa um lugar central. Quase tudo na vida da floresta se constrói por meio das comunidades e de forma comunitária, inclusive o processo de participação das mulheres. Partindo da perspectiva de que a participação comunitária e política feminina vêm aumentando nos últimos anos, principalmente devido ao acesso à educação, à formação e ao desejo de implementação de políticas públicas, da igualdade de gênero e salarial, o presente pretende mostrar, com base nos encontros e nas pesquisas realizadas com a comunidade da Flona-Tefé, as motivações e a satisfação da participação dessas mulheres na esfera pública.
Downloads
Métricas
Referências
AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Tradução e notas Claúdio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BAUMAN, Zygmunt, 1925-Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. tradução Plínio Dentzien. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
BORDENAVE, Juan E. Díaz, O que é participação, 6° ed, Brasiliense, São Paulo, 1995.
CARRILHO, Afonso T. El retorno a La comunidad: problemas, debates y desafios de vivir juntos. Fundação centro deducação y Desarrollo Humano- CINDE. Editora El Búho Ltda, 2014.
MESZÁROS, Isteván. Para além do Capital. Boitempo Editorial, 3 reimpressão, 2009.
MACHADO, Rita de Cassia. Estudos Feministas, mulheres e Educação Popular. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. O Poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987.
HARRIBEY. Jean-Marie. Criar riqueza, não valor. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 7, n. 79. Fev. 2014. p. 20.21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.