A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41310

Palavras-chave:

Currículo, Programa Escola Zé Peão, Discurso, Educação Popular

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o discurso da construção do currículo no Programa Escola Zé Peão (PEZP). Com mais de duas décadas e meia de existência, o PEZP é uma experiência de extensão, no campo da educação de jovens e adultos, com a formação de professores-alfabetizadores vinculados às licenciaturas da UFPB. Para o PEZP, o currículo é uma construção cotidiana que leva em consideração o acúmulo da experiência do fazer pedagógico e os interesses de aprendizagem dos operários-educandos. Trata-se de um recorte de pesquisa de doutoramento, de abordagem qualitativa. Faz análise documental, a partir da perspectiva de Análise Arqueológica do Discurso de Michel Foucault (2000). O currículo que orienta as atividades do PEZP visa à construção de sujeitos crítico-participativos (IRELAND et al., 1998). Os programas que o PEZP oferece (Alfabetização na Primeira Laje e Tijolo Sobre Tijolo), aliados às atividades escolares, objetivam ampliar a visão de mundo do educando-operário para além do ambiente do trabalho, no sentido de possibilitar a experimentação/vivência de outros contextos socioculturais a que não teve acesso. O discurso da construção do currículo no PEZP sinaliza para uma relação de diálogo com a teoria crítica e pós-crítica do currículo, e com os princípios da Educação Popular, especialmente sob as influências das ideias freirianas. Nesse diálogo, constroem-se as temáticas sociais que norteiam os conteúdos curriculares escolares.

Palavras-chave: Currículo. Programa Escola Zé Peão. Discurso. Educação Popular.

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Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e professor Adjunto VI da Universidade Federal da Paraíba,

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutor em Ciências da Educação pelo Université Paris V -René Descartes, França. Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco,

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

SILVA, E. J. L. da; NETO, J. B. . A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 48–59, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41310. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41310. Acesso em: 28 mar. 2024.