O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FACE DAS ORIENTAÇÕES DE UM SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42478

Palavras-chave:

Educação infantil., Currículo., Participação.

Resumo

Visando compreender a participação das crianças, na construção do currículo de uma instituição de Educação Infantil em Imperatriz- MA, este trabalho baseia-se em um referencial teórico interdisciplinar pautado em três principais áreas:  Sociologia da Infância; Pedagogia da Infância e nos estudos curriculares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados como procedimentos metodológicos para a construção dos dados, a observação do cotidiano e escuta das crianças por meio de histórias para completar. Os dados revelam que a participação das crianças no currículo é bastante limitada pois, são muitas as imposições e relações de poder que as segregam e colocam-lhes em uma posição passiva diante dos interesses do sistema de ensino.

 

Palavras - chave: Educação infantil. Currículo. Participação.

 

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Biografia do Autor

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro, Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

26-05-2019

Como Citar

MONTEIRO, K. B. F. de S. O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FACE DAS ORIENTAÇÕES DE UM SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 326–338, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42478. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42478. Acesso em: 19 abr. 2024.