TENSIONS AND PROPOSITIONS IN EVALUATION ASSESSMENT POLICIES AND CURRICULUM – INTERVIEW WITH ISABEL ORTIGÃO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69641Keywords:
assessment, large-scale evaluation, teaching-learning, curriculumAbstract
O Campo da pesquisa em Avaliação tem se notabilizado ultimamente, muito em função das políticas de avaliação externa que as escolas brasileiras experimentam desde a instituição do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB nos anos de 1990, e suas implicações na prática curricular das escolas. Uma das pesquisadoras brasileiras que se destaca nesse campo é a professora Maria Isabel Ramalho Ortigão. Nesta entrevista ela discute sobre o papel das políticas de avaliação no contexto educacional problematizando a prática avaliativa hegemônica no país e suas articulações com o currículo escolar. A pesquisadora salienta a necessidade de pensar avaliação articulada ao demais elementos do processo didático e nos provoca a refletir sobre práticas avaliativas insurgentes. Reflete também sobre sua trajetória profissional e a transformação de professora em pesquisadora, bem como as perspectivas para o campo de pesquisa em Avaliação
Downloads
Metrics
References
AGUILAR JÚNIOR. Carlos Augusto. Reprovação e política de avaliação na escola: um estudo na rede pública de Niterói. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação – 2019. 291 f.
BARRIGA, Ángel Diaz. A prova PISA: idealização, cidadania global, imposição cultural e ausência de impacto pedagógico-didático. In: ORTIGÃO, M. I. R. Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o PISA. Curitiba: CRV, p. 19-38, 2018. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo).
BARRETO, Maria. Elisabete. de S. Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998
BORRALHO, António. Avaliação pedagógica e avaliação em larga escala: perspectivas, limites e relações. In: PEREIRA, T. V. (Org.). Avaliação pedagógica: limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021. p. 13-32.
CARVALHO, João B. Pitombeira. As Propostas Curriculares de Matemática. BARRETO, Elba de Sá (org.) Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998.
FERNANDES, Domingos. Avaliação pedagógica, currículo e Pedagogia: contributos para uma discussão necessária. Revista de Estudos Curriculares, v. 2, n. 11, 2020. Disponível em:
https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path
ORTIGÃO, Maria Isabel R.; FERNANDES, Domingos; PEREIRA, Talita V.; SANTOS, Leonor. (Org.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo
SILVA, Antonia Alves P; ORTIGÃO. Maria Isabel R. O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social. Revista Lusófona de Educação. V.5, n. 58. 2022. Disponível https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8754 DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle58.06
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Curriculum Space Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.