TENSIONS AND PROPOSITIONS IN EVALUATION ASSESSMENT POLICIES AND CURRICULUM – INTERVIEW WITH ISABEL ORTIGÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69641

Keywords:

assessment, large-scale evaluation, teaching-learning, curriculum

Abstract

O Campo da pesquisa em Avaliação tem se notabilizado ultimamente, muito em função das políticas de avaliação externa que as escolas brasileiras experimentam desde a instituição do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB nos anos de 1990, e suas implicações na prática curricular das escolas. Uma das pesquisadoras brasileiras que se destaca nesse campo é a professora Maria Isabel Ramalho Ortigão. Nesta entrevista ela discute sobre o papel das políticas de avaliação no contexto educacional problematizando a prática avaliativa hegemônica no país e suas articulações com o currículo escolar. A pesquisadora salienta a necessidade de pensar avaliação articulada ao demais elementos do processo didático e nos provoca a refletir sobre práticas avaliativas insurgentes.  Reflete também sobre sua trajetória profissional e a transformação de professora em pesquisadora, bem como as perspectivas para o campo de pesquisa em Avaliação

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Antonia Alves Pereira Silva, State University of Piauí, Brazil.

PhD in Education from the State University of Rio de Janeiro and Professor at the State University of Piauí.

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Fluminense Federal University, Brazil.

PhD in Education from the State University of Rio de Janeiro and Professor at the Federal Fluminense University.

Maria Isabel Ramalho Ortigão, State University of Rio de Janeiro, Brazil.

PhD in Education from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro and Professor at the State University of Rio de Janeiro.

References

AGUILAR JÚNIOR. Carlos Augusto. Reprovação e política de avaliação na escola: um estudo na rede pública de Niterói. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação – 2019. 291 f.

BARRIGA, Ángel Diaz. A prova PISA: idealização, cidadania global, imposição cultural e ausência de impacto pedagógico-didático. In: ORTIGÃO, M. I. R. Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o PISA. Curitiba: CRV, p. 19-38, 2018. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo).

BARRETO, Maria. Elisabete. de S. Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998

BORRALHO, António. Avaliação pedagógica e avaliação em larga escala: perspectivas, limites e relações. In: PEREIRA, T. V. (Org.). Avaliação pedagógica: limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021. p. 13-32.

CARVALHO, João B. Pitombeira. As Propostas Curriculares de Matemática. BARRETO, Elba de Sá (org.) Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998.

FERNANDES, Domingos. Avaliação pedagógica, currículo e Pedagogia: contributos para uma discussão necessária. Revista de Estudos Curriculares, v. 2, n. 11, 2020. Disponível em:

https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path

ORTIGÃO, Maria Isabel R.; FERNANDES, Domingos; PEREIRA, Talita V.; SANTOS, Leonor. (Org.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo

SILVA, Antonia Alves P; ORTIGÃO. Maria Isabel R. O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social. Revista Lusófona de Educação. V.5, n. 58. 2022. Disponível https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8754 DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle58.06

Published

2024-04-30

How to Cite

SILVA, A. A. P.; AGUILAR JÚNIOR, C. A. .; ORTIGÃO, . M. I. R. TENSIONS AND PROPOSITIONS IN EVALUATION ASSESSMENT POLICIES AND CURRICULUM – INTERVIEW WITH ISABEL ORTIGÃO. Curriculum Space Journal, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e69641, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.69641. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/69641. Acesso em: 24 nov. 2024.